Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

MPT-RS confirma mais 412 casos de coronavírus em frigorífico de Caxias do Sul

De acordo com o órgão, 1,5 mil funcionários foram testados na JBS Ana Rech. Frigorífico segue funcionando com as atividades.

G1
por  G1
20/06/2020 14:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais 412 casos de coronavírus foram confirmados no frigorífico JBS Ana Rech, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS). De acordo com o órgão, 1,5 mil funcionários do local foram testados. Os resultados dos exames foram divulgados no final da tarde de sexta-feira (19).

Em nota, a JBS informou que "a saúde de seus colaboradores é sua prioridade absoluta e, desde o início da pandemia no Brasil, tem se pautado pelo absoluto foco na segurança e proteção dos seus colaboradores no enfrentamento à Covid-19 em suas unidades". [Leia abaixo a nota na íntegra].

No começo do mês, a Justiça havia interditado, por 14 dias, o frigorífico, após mais de 20 funcionários terem tido a confirmação da Covid-19. O pedido foi feito pelo MPT.

Mas, quatro dias depois, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) determinou que o frigorífico poderia reabrir, tomando algumas medidas, como: testar os funcionários, apresentar os resultados e afastar aqueles que pertencem ao grupo de risco.

O MPT recorreu, mas é necessário aguardar o julgamento do recurso. Conforme o órgão, o frigorífico teve ao todo, até o momento, 436 casos confirmados de coronavírus - levando em consideração os 412 que foram divulgados agora, mais os 24 constatados entre o final de maio e início de junho.

Como Caxias do Sul está com a bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado implementado pelo estado, o frigorífico pode, no momento, funcionar com 75% dos trabalhadores.

Nota da JBS

"A JBS informa que a saúde de seus colaboradores é sua prioridade absoluta e, desde o início da pandemia no Brasil, tem se pautado pelo absoluto foco na segurança e proteção dos seus colaboradores no enfrentamento à Covid-19 em suas unidades.

Todas as ações e medidas adotadas pela JBS seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos estaduais e municipais. Adicionalmente, para apoiar na construção do seu protocolo, a JBS contratou a consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho.

Entre as medidas adotadas pela empresa, está o afastamento de todos os colaboradores do grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Segundo o mesmo protocolo, a JBS promove o afastamento de todos os colaboradores que apresentem sintomas gripais e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, eles têm seus benefícios garantidos, total assistência e acompanhamento integral por parte da empresa até seu pronto restabelecimento.

Também faz parte do protocolo de segurança da JBS a total desinfecção e sanitização das áreas comuns - internas e externas -, além de monitoramento integral dos seus colaboradores.

Saiba mais sobre as medidas de proteção da JBS no link: jbs.com.br/medidasdeprotecao".


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE