Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

MPF em Erechim requer informações do prefeito de Passo Fundo sobre medidas para evitar colapso do sistema de saúde

Dados mais recentes da SES/RS mostram que o município é a segunda cidade com mais casos de covid-19 no estado, com o total de 152 casos confirmados.

Assessoria MP
por  Assessoria MP
30/04/2020 17:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério Público Federal (MPF) expediu, nesta quinta-feira (30), ofício ao prefeito de Passo Fundo (RS) em que requisita informações sobre eventuais medidas que estão sendo adotadas para evitar que o sistema de saúde municipal atinja o seu limite de capacidade em razão da pandemia de covid-19, considerando a atual taxa de ocupação de 87% nos leitos de UTI do município.

No documento, assinado pela procuradora da República em Erechim Letícia Carapeto Benrdt, o MPF solicita ainda que o chefe do executivo municipal apresente o estudo que fundamentou a manutenção das atuais medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, sem a inclusão de novas restrições, e que comprove que o sistema de saúde da cidade tem capacidade para atender novos casos da doença. Além disso, solicita que seja informada uma projeção da ocupação dos leitos existentes no município nas próximas semanas, bem como que informe a eventual necessidade de abertura de novos leitos de UTI no município e, em caso positivo, se há previsão para que isso ocorra.

O ofício foi expedido no âmbito do procedimento administrativo instaurado com objetivo de acompanhar as ações realizadas para o combate da pandemia do coronavírus (covid-19) na área de atribuição da Procuradoria da República em Erechim, que engloba o município de Passo Fundo. Nesta quinta-feira (30), dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS) mostraram que o município possui 152 casos confirmados da doença, ficando atrás apenas de Porto Alegre em relação ao número total de casos. Até o momento, foram registrados 11 óbitos.

Os dados da SES/RS também demonstraram que a taxa de ocupação de leitos de UTI da região norte, a qual o município pertence, também é a segunda maior do estado, com 75,8%. Levando-se em conta apenas os hospitais localizados em Passo Fundo, a taxa de ocupação é ainda maior, chegando a 87%, uma vez que 80 dos seus 92 leitos de UTI estão ocupados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE