Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

MPF cumpre mandado na residência oficial do governador de SC em Florianópolis

O motivo é a compra dos 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina. O nome da operação é Pleumon.

NSCTotal
por  NSCTotal
30/09/2020 08:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) estiveram no começo da manhã desta quarta-feira (30), na residência oficial do governador de Santa Catarina, onde atualmente mora Carlos Moisés da Silva. Segundo o Bom Dia SC, da NSC TV, o MPF cumpriu no local um mandado de busca e apreensão. A autorização judicial foi concedida pelo STJ. O motivo é a compra dos 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina. O nome da operação é Pleumon.

Segundo o repórter da NSC TV, Paulo Muller, o MPF e a PF também estão no Centro Administrativo do governo do Estado, na SC-401. Segundo a PF, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão para apuração dos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção, concussão, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Foto: Wendell Paixão/NSC TV/ Reprodução)

​Por nota, o MPF confirmou o mandado. Segundo o órgão, foram cumpridos "a pedido do Ministério Público Federal (MPF), mandados de busca e apreensão contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e outros dois ex-integrantes do governo estadual".

As medidas foram autorizadas pelo ministro Benedito Gonçalves, e estão sendo cumpridas pelo MPF em conjunto com a Polícia Federal. O objetivo da operação, segundo o MPF, "é subsidiar o inquérito que apura fraudes na compra de respiradores para enfrentamento da pandemia da covid-19 no estado".

O contrato sob suspeita movimentou R$ 33 milhões, na compra feita junto à empresa Veigamed. Ao STJ, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que as buscas são necessárias para aprofundar as investigações e para verificar se a ordem de pagamento antecipado partiu do governador Carlos Moisés: "Para o MPF, há elementos que demonstram a constituição de um esquema criminoso de desvio de dinheiro público. Além disso, os investigadores apuram se houve lavagem de dinheiro decorrente da prática do crime antecedente contra a administração pública, mediante ocultação e distanciamento da origem dos recursos públicos desviados da compra de respiradores".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE