Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

MP e BM cumprem 16 mandados de prisão de envolvidos em briga no Beira-Rio

Envolvidos são, segundo MP, integrantes de torcidas organizadas do Sport Club Internacional. A operação está ocorrendo em Porto Alegre e região Metropolitana.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
17/01/2020 08:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria de Justiça do Torcedor e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre, na manhã desta sexta-feira, 16 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão de integrantes de torcidas organizadas do Sport Club Internacional que entraram em confronto após partida realizada em 8 de dezembro de 2019, no Estádio Beira-Rio. A operação, coordenada pelo MP e com apoio da Brigada Militar, está ocorrendo em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana.

Os pedidos de prisão, atendidos pelo Juizado do Torcedor de Porto Alegre, foram embasados a partir dos elementos investigativos de envolvimento dos torcedores em crimes de lesões corporais, tumulto, dano e associação criminosa.

O confronto entre integrantes das torcidas organizadas ocorreu após o término da partida do Sport Club Internacional contra o Clube Atlético Mineiro, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Os fatos se deram nas dependências do Estádio Beira-Rio, nas proximidades da Avenida Padre Cacique, em local de grande circulação de pessoas. O confronto foi divulgado pela imprensa e pelas redes sociais na época dos fatos, impressionando a todos pela violência das agressões.

Conforme o promotor de Justiça com atuação na Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor, Rodrigo da Silva Brandalise, os fatos apontam a intenção de demonstração de maior predominância de uma parcela da torcida organizada sobre as outras, inclusive como foi verificado em postagem em redes sociais que foram encaminhadas ao Ministério Público.

Além disso, segundo o promotor, as imagens que acompanham os pedidos feitos mostram que inúmeras pessoas alheias ao evento viram-se expostas aos riscos de serem atingidas e que houve, inclusive, atos de violência contra integrante da imprensa que cobria os fatos.

Os elementos coletados também apresentam o risco de envolvimento destes torcedores em outros fatos semelhantes, sejam confrontos entre si, sejam com outras torcidas, em face dos campeonatos previstos para o ano de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE