Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

MP denuncia 10 pessoas pelo assassinato do prefeito de Lajeado do Bugre

Um homem invadiu a Prefeitura domunicípio e matou Roberto Maciel Santos no dia 24 de novembro.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
02/02/2023 13:32 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério Público Estadual em Palmeira das Missões denunciou, nesta quarta-feira, 10 pessoas pelo assassinato do prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos, e pela tentativa de assassinato do vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva, e do assessor Marcelo de Campos Wolff. A denúncia cita os crimes de homicídio consumado e tentado – cometido por motivo torpe, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a execução e vantagem de outro crime – o de extorsão. No dia em que indiciou os acusados, a Polícia Civil confirmou que eles fazem parte de uma facção que atua no Norte gaúcho.

Ex-prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos. Foto: Reprodução/Facebook

O homicídio ocorreu em 24 de novembro, no fim da manhã, na Prefeitura de Lajeado do Bugre – município de cerca de 2,6 mil habitantes. Conforme o MP, um dos denunciados entrou no prédio, atirou contra o prefeito, que morreu na hora; tentou matar o vice-prefeito, que escapou, e feriu a tiros o assessor, que sobreviveu.

Outros quatro denunciados auxiliaram diretamente na execução do crime, conforme o MP. Dois foram responsáveis por repassar informações ao executor e fornecer transporte e segurança para a execução do delito e a fuga do local; um providenciou o veículo usado no crime, e outro forneceu dinheiro para custear o assassinato. Os outros cinco foram denunciados pelo planejamento e coordenação da execução dos crimes, fornecendo auxílio moral, material e financeiro, além da transmissão de ordens e instrução da ação e fuga.

De acordo com a delegada Aline Dequi Palma, que investigou o caso, o crime teve motivação política. Os suspeitos, revelou ela, decidiram matar o prefeito por discordar de medidas adotadas pela administração municipal.

Cinco dos denunciados também podem responder pelo crime de extorsão. Eles foram acusados de constranger, mediante grave ameaça, a esposa e a filha do prefeito, com o objetivo de obter vantagem econômica. Na data do crime e no seguinte, conforme o MP, eles enviaram mensagens de texto exigindo R$ 50 mil para deixar as duas “em paz”, e mandaram ameaças em vídeo.

Dos 10 denunciados, nove seguem presos preventivamente e um permanece foragido. O MP ainda requereu a fixação de um valor mínimo de R$ 50 mil como reparação de danos para cada uma das vítimas e familiares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE