Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Movimento é intenso no Pavilhão da Agricultura na Frinape 2022

Pavilhão da Agricultura Familiar abriga 51 estandes com agroindústrias e artesanato.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
14/11/2022 15:50 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Frinape 2022 que acontece em Erechim, no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial (Accie), de 10 a 20 de novembro, tem expectativa de um grande público no feriado desta terça-feira (15/11). Uma das atrações é o show com a dupla Jorge e Mateus, que foi transferido devido ao temporal ocorrido no final da tarde de sábado (12/11), em Erechim. Entre os atrativos permanentes da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar, que abriga 51 estandes com agroindústrias e artesanatos, tem sido um dos mais procurados pelo público.

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS

Neste domingo (13/11) foi intenso o movimento no parque e no pavilhão, principalmente na parte da tarde, onde os produtores da região do Alto Uruguai e de outras regiões puderam conferir o potencial e diversificação e qualidade de produtos como embutidos, queijos, sucos, geleias, panificados, vinhos, entre outros.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é coordenado pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Municipal da Agricultura de Erechim. “Destacamos a qualidade dos produtos das agroindústrias. Nós temos aqui, por exemplo, cinco queijarias expondo, que estão entre as melhores da região do Alto Uruguai”, comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar e responsável pela Pavilhão da Agricultura Familiar, engenheiro agrônomo Carlos Alberto Angonese, ao destacar a qualidade dos produtos no pavilhão.

Focos de Aters

A Emater/RS-Ascar está expondo em seus espaços uma mostra do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em diferentes áreas como armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, conservação da água e do solo, fruticultura, segurança e soberania alimentar. As temáticas são apresentadas através de maquetes, orientações dos técnicos, distribuição de material, apresentação de receitas, entre outros.

Seminários

A Emater/RS-Ascar também está envolvida na programação técnica. Na quinta-feira (17/11), dentro da programação da feira, acontece o Seminário Fruticultura no Alto Uruguai – Diversificação e Geração de Renda, no Salão Nobre do Polo de Cultura, das 13h30 às 16h. No evento serão apresentados o panorama da fruticultura no Alto Uruguai e cinco cases de sucesso por produtores que cultivam citros, uva, pêssego, figo, noz-pecã e morango, dos municípios de Aratiba, São Valentim, Barra do Rio Azul, Jacutinga, Gaurama e Erechim. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar em conjunto com várias parcerias.

Também no dia 17/11 será realizado o 10º Simpósio do Cooperativismo do Alto Uruguai, com a palestra “A importância da governança” e apresentação do case de sucesso da Cooperativa Vinícola Garibaldi, com Alexandre Angonezi, e “A força do cooperativismo”, com a palestra do gerente geral do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco. A programação acontece no Polo de Cultura, das 9h às 11h30. O evento é uma promoção do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, do qual a Emater/RS-Ascar é uma das integrantes.

Já o 3º Encontro Regional de Turismo Rural será realizado na sexta-feira (18/11), das 8h às 12h30. Após a abertura, terá a palestra com o extensionista do Escritório Central da Emater/RS-Ascar Flávio Calcanhoto, que abordará o tema “Turismo Rural como Estratégia de desenvolvimento”. Na sequência, acontece a palestra sobre o tema “Valorização da propriedade rural por meio do paisagismo”. Também haverá intercâmbio e exposição entre participantes.

A Fenamate é outro atrativo e acontece de forma permanente na Casa do Gaúcho, com shows típicos. Além disso, haverá também uma programação de shows nacionais. No espaço a Emater/RS-Ascar expõe produtos produzidos com erva mate como bolo e spray, com distribuição de receitas.

Feira

A Frinape tem como presidente Fábio Vendrusculo. A feira é uma realização da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie) e da Prefeitura de Erechim, com o envolvimento de diversas entidades e centenas de voluntários.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE