Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cidade

Motorista profissional sem exame toxicológico em dia voltará a ser multado a partir de 1º de maio

Profissionais com CNH das categorias C, D e E que não estiverem com o teste em dia poderão ser multados em quase R$ 1.500 e receber sete pontos na carteira.

Agência  Brasil
por  Agência  Brasil
28/04/2024 20:28 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O exame toxicológico é obrigatório desde 2016 para motoristas das categorias C, D e E. A cobrança da multa ficou suspensa nos últimos anos. No entanto, a partir do dia 1º de maio, os motoristas das categorias C, D e E que não estiverem com o exame em dia vão ser multados em R$ 1.467,35— a infração é considerada gravíssima e o condutor ainda recebe sete pontos na carteira de habilitação.

O exame precisa ser feito a cada dois anos e meio em laboratórios credenciados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). 

Serão multados a partir de 1º de maio os motoristas que tem CNH que vencem entre janeiro e junho, e a partir de 31 de maio para os motoristas que tem CNH com vencimento entre julho e dezembro. A multa é aplicada 30 dias após o vencimento do exame toxicológico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE