Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Mostra virtual reúne produção acadêmica da UFFS durante a pandemia

Plataforma apresenta mais de 30 ações desenvolvidas pelo Campus Erechim em diferentes eixos temáticos de ensino, pesquisa, extensão e cultura

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
13/04/2021 21:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

 Para visibilizar as ações desenvolvidas pela UFFS – Campus Erechim durante o período da pandemia de covid-19, a Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura disponibilizou um mural virtual colaborativo. Trata-se do projeto UFFS em Quarentena, que pode ser acessado em https://padlet.com/caecer/b6zty6n0m6i9xizx.

Na página, as ações estão divididas por eixos: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. No total, 31 ações estão cadastradas no site. Segundo a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura, professora Marcela Álvares Maciel, a plataforma congrega ações institucionalizadas como Extensão, outras que ocorreram de forma voluntária, além de ações de Ensino e Pesquisa. “Não estamos fazendo distinção, visto que o importante é o registro das ações do Campus Erechim no período da pandemia”, diz Marcela.

Entre as ações disponibilizadas na plataforma, é possível conferir o podcast Sem Fronteira, atividades sobre musicoterapia, campanhas de ações solidárias, entre outras realizações da comunidade acadêmica.

Segundo a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura da UFFS – Campus Erechim, as restrições impostas pelo isolamento social são o principal desafio para a promoção da extensão universitária neste período de pandemia. “Se, por um lado, as tecnologias remotas propiciaram o rompimento das fronteiras físicas e um maior alcance das ações, tais como cursos e eventos, a impossibilidade de atuação em campo, nas comunidades, tornou urgente a reinvenção das nossas práticas extensionistas em termos de programas, projetos e prestação de serviço”, reflete Marcela.

Neste sentido, a mostra UFFS em Quarentena funciona como uma espécie de diagnóstico e reconhecimento de boas práticas extensionistas do Campus Erechim, que promovam a transformação social da comunidade regional. “A visibilidade das ações é uma das estratégias de incentivo à ampliação da relação universidade-comunidade, fornecendo subsídios para planejamento de novas ações extensionistas comprometidas com desenvolvimento territorial e regional do Alto Uruguai gaúcho de forma articulada à universidade”, reforça a coordenadora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE