Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Saúde

Mortes por doenças cardiovasculares crescem até 132% no Brasil durante a pandemia de coronavírus

Os cardiopatas, além de já terem um quadro sensível, também estão no grupo de maior risco da Covid-19.

O Sul
por  O Sul
28/01/2021 10:44 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Segundo um estudo feito por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o número de mortes por doenças cardiovasculares cresceu até 132% no Brasil durante a pandemia de coronavírus.

Sob o critério de avaliar algumas das cidades mais afetadas pela Covid-19 no início da pandemia, a pesquisa se concentrou em seis capitais: Manaus (AM), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Na comparação entre março e maio de 2019 e o mesmo período de 2020, as mortes por doenças cardiovasculares não especificadas, infartos e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) chegaram a aumentar 132% em Manaus, 126% em Belém, 87% em Fortaleza, 71% em Recife, 38% no Rio de Janeiro e 31% em São Paulo.

Os cardiopatas, além de já terem um quadro sensível, também estão no grupo de maior risco da Covid-19. Formas graves da doença causada pelo coronavírus podem comprometer ainda mais o sistema cardiovascular. Outro fator de preocupação é o agravamento de problemas como a diabetes e a hipertensão durante o isolamento social.

Receba as notícias do Au pelo whatsapp. Para entrar em um grupo, é só clicar aqui!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE