Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Morre pioneira da agricultura ecológica no Brasil

Ana Maria Primavesi,morreu aos 99 anos e deixou extensa bibliografia que serve de base para estudos de solo no Brasil.

GZH
por  GZH
05/01/2020 21:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi morreu neste sábado (4), em São Paulo, aos 99 anos. Ela é conhecida pela sua atuação na agricultura ecológica, conceito ao qual dedicou seus estudos e é uma das pioneiras em nível mundial. Recentemente, ela sofria de problemas do coração, que teria sido a causa de sua morte.

Ana Primavesi foi uma mulher à frente do seu tempo em muitos aspectos. Nascida na Áustria, em 3 de outubro de 1920, apaixonou-se pela natureza desde pequena, o que a fez ingressar na Universidade Rural para Agricultura e Ciências Florestais, em seu país, uma quebra de paradigma para uma época em que o ambiente acadêmico era dominado por homens. Aos 22 anos, já havia se tornado mestre em Agronomia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, chegou a ser presa em um campo de concentração. Após o conflito, veio, em 1948, para o Brasil, com o marido, Arthur, onde radicou-se e viveu até a sua morte. Passou por Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais antes de aceitar um convite para lecionar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde desenvolveu uma série de projetos de extensão e foi uma das fundadoras do programa de
Pós-Graduação em Biodinâmica do Solo, em 1971, o primeiro do país sobre a temática.

A professora e pesquisadora deixou uma bibliografia importante sobre manejo do solo e da agricultura ecológica, obras que são referência para os estudos da área. Seu livro Manejo Ecológico do Solo revolucionou os estudos sobre solo em países tropicais e serve de base para a agroecologia no Brasil, onde ela é pioneira sobre o assunto.

Além disso, é uma das fundadoras da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e do Movimento Agroecológico Latinoamericano (Maela). Em 2012, Ana Primavesi ganhou o
One World Award, prêmio concedido pela Federação Internacional de Movimentos pela Agricultura Orgânica (IFOAM, em inglês), pelo trabalho que desenvolveu ao longo de sua vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE