Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Morre em Gramado, aos 86 anos, Horst Volk, fundador da fabricante de calçados Ortopé

Empresário também foi vereador e interventor federal no município da Serra, além de ser um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado

GZH
por  GZH
24/02/2020 15:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Morreu na manhã desta segunda-feira (24) em Gramado, na serra gaúcha, o empresário Horst Ernst Volk, aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Arcanjo São Miguel, que não informou a causa da morte e nem o horário de falecimento do empresário.

Um dos nomes mais conhecidos do município, Volk foi o fundador da fabricante de calçados Ortopé e também administrou a cidade como interventor federal, além de ter exercido mandato como vereador. Um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado, era considerado patrono do evento, sendo homenageado na 40ª edição, em 2012.

Horst Ernst Volk foi um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado Itamar Aguiar / Pressphoto

Em 1999, o empresário chegou a ser condenado pela Justiça a três anos, seis meses e 20 dias de prisão por sonegação de impostos. Outra condenação, em 2000, somou mais cinco anos e 10 meses à pena original, desta vez acusado de não repassar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) as contribuições descontadas dos funcionários.

Em nota, a Câmara Municipal classificou o empresário como "homem íntegro, humano que lutou por grandes causas, sempre ajudando a construir, desenvolver e melhorar a qualidade de vida de Gramado e de sua comunidade". Disse ainda que Volk é um dos pilares para o sucesso da cidade (confira nota abaixo).

O velório de Volk ocorre na Câmara de Vereadores de Gramado a partir da tarde desta segunda. O sepultamento será às 10h de terça-feira (25) no Cemitério Evangélico do município.

Nota da Câmara de Vereadores:

"Nota de Pesar à Família do senhor Horst Ernst Volk — ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-prefeito de Gramado

Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-prefeito de Gramado, Horst Ernst Volk, na manhã de hoje (24). Um homem íntegro, humano que lutou por grandes causas, sempre ajudando a construir, desenvolver e melhorar a qualidade de vida de Gramado e de sua comunidade.

Sem dúvida ele foi um político exemplar, um cidadão honrado, um marido dedicado, um pai amoroso, um avô sem igual e um bisavô sensacional. Horst deixará lembranças e ficará para sempre marcado na história de Gramado seja pela sua trajetória política, empreendedora ou humana. Ele, com certeza é um dos pilares do sucesso de nossa cidade, e devemos muito a esse homem que é amado por nossa comunidade há tantos anos.

Neste momento doloroso, o Poder Legislativo Gramadense vem externar sentimentos, em nome de todos os Vereadores e Servidores da Casa. Rogamos a Deus que no aconchego de seus braços receba o senhor Horst, e que no calor de seu imenso coração conforte a todos por esta grande perda."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE