Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Morre, aos 99 anos, um dos últimos balseiros do Rio Uruguai

Aloysio Vogt era conhecido pela dedicação à comunidade de Barra do Guarita

GZH
por  GZH
03/02/2020 08:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Morreu na manhã de sábado (1º), aos 99 anos, em Barra do Guarita, Aloysio Vogt — um dos últimos balseiros do Rio Uruguai. Segundo familiares, ele estava hospitalizado há algumas semanas e sofria de problemas cardíacos e pulmonares. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Conhecido pela dedicação à profissão e à comunidade, Vogt trabalhou durante duas décadas como balseiro, construindo estruturas de madeira e conduzindo-as pelo Rio Uruguai. O destino eram São Borja e Uruguaiana e Argentina, onde seriam vendidas. O trabalho árduo costumava levar dias, e só era possível durante as cheias do rio.

— Não sei se era o último, mas um dos últimos balseiros com certeza. Acho que ainda tem um ali em Santa Catarina — disse o filho Andre Vogt, 40 anos.

Atualmente, Alvício – como também era chamado – mantinha um museu de antiguidades em casa. Ali podem ser conferidas maquetes das balsas e objetos antigos, como telefones, moedas e maquinário de agricultura. Para reunir o acervo, Vogt levou ao menos 20 anos.

— A vida dele era esse museu — ressalta Andre.

Nascido no município de Selbach, em 1920, Vogt ajudou a emancipar o município de Barra do Guarita, onde viveu a maior parte de sua vida. Segundo familiares, ele era tesoureiro da associação emancipatória da cidade, e não raro tirava dinheiro do próprio bolso para beneficiar a comunidade.

— Chegou a comprar fiação para trazer eletricidade para cá. Ele deixa um legado de vida e de dedicação ao município — conclui Andre, enfatizando que o pai adorava animais e era torcedor do Internacional.

Segundo o filho, Vogt também costumava fazer parte da comissão organizadora da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Barra do Guarita, mas esteve afastado das funções nos últimos anos em virtude de um acidente doméstico sofrido em 2017, quando fraturou a cabeça do fêmur.

Vogt foi enterrado na manhã deste domingo (2), no Cemitério Municipal de Barra do Guarita. Ele era viúvo, e deixa sete filhos. Em uma rede social, o prefeito do município, Rodrigo Locatelli Tisott, o homenageou.

"Hoje Barra do Guarita perde uma de suas referências. Aloísio Vogt, o Seu Alvício, homem culto, honrado, sábio, ponderado, gentil, otimista, pacifista, entre tantas outras qualidades. Foi fundador da nossa comunidade e do município, nos deixa um legado progressista, com honestidade e muito trabalho. Um exemplo para todos nós. Meus sentimentos aos familiares", afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE