Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Moradores de Gramado bloqueiam estrada e Corsan abastece caminhões pipa em Nova Petrópolis com água de Canela

Região das Hortênsias sofre com estiagem e aumento no consumo. Os moradores alegavam que os caminhões estariam provocando falta d'água na localidade.

Pioneiro
por  Pioneiro
08/02/2020 15:30 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após protesto de moradores de Gramado, a Corsan complementará o abastecimento de Nova Petrópolis com água retirada de canais de distribuição de Canela. Na manhã deste sábado (8), manifestantes utilizaram veículos para bloquear a passagem de caminhões pipa na Estrada do Carazal, no loteamento Vale dos Pinheiros.

A Brigada Militar foi acionada para mediar o conflito por volta de 12h15min. Os moradores alegavam que os caminhões estariam provocando falta d'água na localidade. Após a Corsan garantir que mudaria o ponto de captação, a via foi liberada. Ninguém foi detido.

— Foi um mal entendido. Houve um desabastecimento pontual na localidade (Vale dos Pinheiros), provavelmente causado por um vazamento, e o pessoal achou que os caminhões é que estavam prejudicando o abastecimento. Para evitar conflito, a gente achou melhor captar água em outro lugar, mas ainda na rede integrada de São Francisco de Paula, Gramado e Canela — explica Tiago Moraes Dellanhese, superintendente regional da Corsan.

Desde a última quinta-feira (6), a companhia tenta amenizar o baixo nível das barragens Santa Isabel e Ackermann, que abastecem Nova Petrópolis e sofrem pela combinação de estiagem, temperaturas elevadas e aumento do consumo. Nove caminhões pipa estão sendo utilizados na operação. Conforme Dellanhese, a Corsan também fará dois novos poços artesianos, já na próxima semana, para normalizar a distribuição de água no município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE