Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Montadoras paralisam produção por instabilidade de componentes

Anfavea confirmou a instabilidade no fornecimento de componentes e disse que o fortalecimento da cadeia é um dos objetivos de conversas com o governo.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
21/03/2023 13:45 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Pelo menos quatro montadoras com plantas no Brasil vão diminuir ou paralisar temporariamente a produção de veículos por conta da instabilidade no fornecimento de componentes para evitar o crescimento do estoque de veículos.

Segundo informou a Volkswagen, os trabalhadores da fábrica de Taubaté entram em férias coletivas por dez dias a partir de 27 de março. A paralisação será por conta da “manutenção na linha de produção da unidade e também em razão da instabilidade na cadeia de fornecimento de componentes”.

A montadora afirma que as outras plantas no país, como São Bernardo do Campo e São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR), seguem operando normalmente.

A GM disse à reportagem da Gazeta do Povo que a planta de São José dos Campos (SP) será paralisada entre 27 de março e 11 de abril para “ajuste temporário na produção da picape Chevrolet S10 e áreas afins”.

A decisão é semelhante à adotada pela Stelantis, detentora das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Segundo informações publicadas na imprensa, a paralisação começa nesta quarta (22) em um dos três turnos da fábrica de Goiana (PE) até o dia 10 de abril, e nos três turnos entre 27 de março e 6 de abril.

A Hyundai também anunciou uma redução na produção da fábrica de Piracicaba (SP), segundo publicações, com os trabalhadores em férias coletivas desde segunda (20) até o dia 2 de abril.

A Stelantis e a Hyundai foram procuradas, mas não responderam aos pedidos até o fechamento da reportagem.

No começo do ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) confirmou a instabilidade no fornecimento de componentes e disse que o fortalecimento da cadeia é um dos objetivos de conversas com o governo, além da melhoria na concessão de crédito aos clientes e redução de custos de produção, comercialização e tributário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE