Modelo de Erechim para compra de alimentos da Agricultura Familiar é destaque nacional

Com 95% dos recursos do PNAE investidos em produtos da agricultura familiar, município apresenta experiência de sucesso durante simpósio em Manaus

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 11/07/2025 11:30 - Atualizado em 11/07/2025 11:34

A experiência de Erechim na aquisição de alimentos da Agricultura Familiar para a merenda escolar continua sendo referência em nível nacional. Enquanto a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exige que pelo menos 30% dos recursos sejam aplicados na compra desses produtos, o município investe atualmente cerca de 95%, além de utilizar outras modalidades de aquisição.

Esse exemplo de política pública bem-sucedida levou a Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes) e representantes da Administração Municipal a serem convidados pela 12ª Região Militar para participar do V Simpósio de Agricultura Familiar da Amazônia Ocidental, realizado nesta quinta-feira (10), em Manaus.

Integração e fortalecimento da agricultura familiar

Durante o evento, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, apresentou a atuação conjunta entre sua pasta e as secretarias de Educação, Administração e Gestão e Governança. “Por meio das cooperativas, viabilizamos a compra direta dos agricultores familiares, promovendo geração de renda e diversificação das propriedades”, destacou.

Além do PNAE, Erechim também adota o Chamamento Público do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mesmo sem a obrigatoriedade prevista apenas para instituições federais. Com essa iniciativa, o município amplia os investimentos locais e melhora a qualidade da merenda oferecida nas escolas. A projeção de investimento para este ano ultrapassa R$ 2,6 milhões.

Incentivo ao consumo de alimentos saudáveis

Os produtos adquiridos da agricultura familiar abastecem as 19 escolas municipais e são utilizados em mais de 15 mil refeições diárias. “Ao mesmo tempo em que valorizamos os produtores locais, incentivamos hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes”, reforçou o secretário William.

Outro destaque é o projeto das Feiras nas Escolas, com 78 edições previstas em 2024, complementando as oito Feiras do Produtor já existentes na cidade.

Reconhecimento e parcerias

A iniciativa é resultado da parceria entre a Administração Municipal, Emater-RS/Ascar e as cooperativas Cooperfamília, Nossa Terra e Cecafes. Roberto Balen, presidente da Cecafes, celebrou o reconhecimento. “Estamos honrados com o convite. Isso mostra que o trabalho conjunto entre cooperativas e poder público dá certo e contribui para fortalecer as famílias e suas propriedades. Seguimos com o desafio de melhorar sempre a produção e o acesso ao mercado”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Comunicação PME