Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Mobilização já devolveu 165 respiradores consertados a hospitais gaúchos

Consertos contam com apoio de General Motors, Instituto Cultural Floresta, Capacità Eventos, Senai, Brothers in Arms e Reginp.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
06/10/2020 10:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde o início da pandemia, o governo do RS mobilizou empresas e organizações da iniciativa privada para colaborar no conserto de respiradores que estavam estragados em hospitais gaúchos. A iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) começou em março e mapeou mais de 254 equipamentos com problemas. Desses, 165 já receberam manutenção e estão em pleno funcionamento para recuperação de pacientes com Covid-19.

Conforme levantamento realizado pelas empresas, o gasto médio foi de R$ 4.762 por equipamento. O valor investido girou em torno de R$ 785 mil. As verbas são somente do setor privado. “Nas oportunidades que tenho, seja em reuniões ou agendas públicas, sempre cito essa ação como exemplo de responsabilidade social. É um exemplo de solidariedade. Uma união de esforços para ajudar a resolver um problema que é de toda a sociedade”, afirmou o secretário da SPGG, Claudio Gastal.

Foto: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini.

Os respiradores são localizados por meio de contato dos hospitais ou de outras fontes que identifiquem equipamentos estragados e também por um trabalho de busca realizado pela equipe da SPGG e parceiros. Os aparelhos danificados passam por higienização, diagnóstico, manutenção mecânica e eletrônica e eventual substituição de peças. Depois de calibrados e com certificação de funcionamento emitida, são devolvidos para a instituição de origem.

O conserto de respiradores conta com o apoio e suporte de General Motors, Instituto Cultural Floresta, Capacità Eventos, Senai, Brothers in Arms e Reginp.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE