Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto:| BERIT BLAND/WALLOPS FLIGHT FACILITY/NASA
Ciência

Missão da NASA lançará três foguetes durante o eclipse anular deste sábado

NASA pretende estudar como a queda repentina da luz solar afeta nossa atmosfera superior.

Metsul
por  Metsul
14/10/2023 11:20 – atualizado há 2 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma missão da NASA lançará três foguetes durante o eclipse anular deste sábado, para estudar como a queda repentina da luz solar afeta nossa atmosfera superior. Hoje, os observadores de um eclipse solar anular nas Américas verão o sol diminuindo para 10% de seu brilho normal, deixando apenas um “anel de fogo” brilhante de luz solar enquanto a lua eclipsa o Sol. 

A missão de sondagem da NASA lançará três foguetes para estudar como a queda repentina da luz solar afeta nossa atmosfera superior. A missão, conhecida como Perturbações Atmosféricas ao Redor do Caminho do Eclipse ou APEP, é liderada por Aroh Barjatya, professor de engenharia física na Embry-Riddle Aeronautical University em Daytona Beach, Flórida, onde dirige o Laboratório de Instrumentação Espacial e Atmosférica.

A cerca de 80 quilômetros de altitude e além, o próprio ar se torna elétrico. Os cientistas chamam esta camada atmosférica de ionosfera porque é onde o componente UV da luz solar pode afastar os elétrons dos átomos para formar um mar de íons e elétrons. A energia constante do Sol mantém essas partículas mutuamente atraídas separadas ao longo do dia. Mas à medida que o Sol mergulha abaixo do horizonte, muitos recombinam-se em átomos neutros durante a noite, apenas para se separarem novamente ao nascer do sol.

Durante um eclipse solar, a luz solar desaparece e reaparece quase imediatamente em uma pequena parte da paisagem. Num piscar de olhos, a temperatura e a densidade da ionosfera caem e depois aumentam novamente, enviando ondas que ondulam pela ionosfera. “Se você pensar na ionosfera como um lago com algumas ondulações suaves, o eclipse é como um barco a motor que de repente rasga a água”, disse Barjatya. “Ele cria uma esteira imediatamente abaixo e atrás dele, e então o nível da água sobe momentaneamente enquanto ela volta.”

Durante o eclipse solar total de 2017, visível em toda a América do Norte, instrumentos a muitas centenas de quilômetros da trajetória do eclipse detectaram mudanças atmosféricas. O mesmo aconteceu com infraestruturas críticas, como GPS e satélites de comunicação, dos quais dependemos todos os dias. 

“Todas as comunicações por satélite passam pela ionosfera antes de chegarem à Terra”, disse Barjatya. “À medida que nos tornamos mais dependentes de recursos espaciais, precisamos compreender e modelar todas as perturbações na ionosfera.” 

A equipe da APEP planeja lançar três foguetes em sequência – um cerca de 35 minutos antes do pico do eclipse local, um durante o pico do eclipse e outro 35 minutos depois. Eles voarão fora do caminho da anularidade, onde a Lua passa diretamente na frente do Sol. Cada foguete carrega quatro pequenos instrumentos científicos que medirão mudanças nos campos elétricos e magnéticos, densidade e temperatura. Se forem bem-sucedidos, estas serão as primeiras medições simultâneas feitas em vários locais da ionosfera durante um eclipse solar.

Nasa transmite eclipse solar direto de Juazeiro do Norte

Uma equipe da Nasa vai transmitir o eclipse solar direto de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. A cidade localizada no sul do estado é um dos melhores locais para acompanhar o fenômeno.

Transmissão será feita pelo site oficial da Nasa e pelo canal no YouTube da agência espacial. Haverá ainda a colaboração do Observatório Nacional e do Planetário Rubens de Azevedo, que pertence ao Centro Dragão do Mar.

Veja também: https://metsul.com/entenda-o-e...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE