Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Ministro do STF torna passaporte da vacina obrigatório para entrar no Brasil

Luís Roberto Barroso destacou que há urgência para o tema em razão do aumento de viagens no período que se aproxima.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
11/12/2021 22:58 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou neste sábado a exigência de passaporte da vacina para a entrada no Brasil. A medida contraria definição do governo federal, que determinou que viajantes que não apresentassem o documento poderiam ficar no país, desde que passassem por quarentena de cinco dias. O viajante só fica dispensado de apresentar o comprovante por motivos médicos, caso seja oriundo de um país em que não há vacina disponível, ou por razão humanitária excepcional.

Luis Roberto Barroso, ministro do STF | Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF

A decisão do ministro é no âmbito de uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que pedia que o governo federal fosse obrigado a adotar medidas recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para viajantes vindos do exterior, com a exigência de um comprovante de vacinação ou quarentena. A fim de ter um entendimento do colegiado, Barroso determinou que a decisão seja enviada para confirmação ou derrubada em sessão extraordinária no plenário virtual do Supremo.

Em sua decisão, o ministro pontuou que há urgência para o tema em razão do aumento de viagens no período que se aproxima, de férias de fim de ano, e pelo risco de o Brasil se tornar um destino antivacina. “O ingresso diário de milhares de viajantes no país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-carnaval e do próprio carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e a ameaça de se promover um turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem sua comprovação, configuram inequívoco risco iminente, que autoriza o deferimento da cautelar”, ressaltou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE