Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Ministro de Minas e Energia garante que tarifa alta na conta de luz será mantida até abril

Ministro Bento Albuquerque explica que mesmo se chover muitos nos próximos meses custo extra é necessário.

O Sul
por  O Sul
20/10/2021 18:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quarta-feira (20), que as bandeiras tarifárias que encarecem a conta de luz dos brasileiros serão mantidas pelo menos até abril, mesmo se chover muito até lá.

Foto: Divulgação/JC

“A bandeira tarifária representa o custo da geração de energia. Quando ela ficar mais barata, será reduzida ou não será mais necessária”, disse Albuquerque durante o evento Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, que discutiu crise hídrica e marco legal do setor elétrico.

“Estamos tendo um custo ainda elevado para que possamos passar por isso sem racionamento ou apagão. Então quando as condições melhorarem e nós acompanhamos isso diariamente, as tarifas serão reduzidas.”

A bandeira vermelha está em vigor desde junho deste ano e representa R$ 9,49 a mais na conta de luz por cada kWh consumido pela unidade, um aumento de 6,78%. Bento Albuquerque explicou que a intenção do governo federal é que o Brasil reduza a dependência da energia gerada pelas hidrelétricas, que ficam em risco sempre que as chuvas caem em menor intensidade.

No evento, o ministro Bento Albuquerque declarou também que não há qualquer estudo no ministério para vender a Petrobras, apontada por vários setores, inclusive do governo federal, como responsável pela alta nos combustíveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE