Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Ministro da Saúde afirma que vacinas da Pfizer para crianças chegam ainda em janeiro ao Brasil

A Anvisa autorizou a vacinação para essa faixa etária com o imunizante da Pfizer no dia 16 de dezembro.

InfoMoney
por  InfoMoney
03/01/2022 15:27 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira que as vacinas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos devem chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro, e então serão distribuídas aos Estados.

Essa questão da vacinação infantil já está definida de forma clara, transparente. Pela primeira vez no país há uma ampla discussão com a sociedade que é fundamental. Na segunda quinzena de janeiro essas vacinas vão começar a chegar e vão ser distribuídas como nós temos distribuído”, disse Queiroga a jornalistas depois de um evento no ministério.

A Anvisa autorizou a vacinação para essa faixa etária com o imunizante da Pfizer no dia 16 de dezembro, mas o ministério até agora não havia anunciado um cronograma de entregas das vacinas infantis.

Com a resistência do presidente Jair Bolsonaro e sua pregação contra a vacinação, o ministro da Saúde criou uma consulta pública a leigos para tentar validar a tese de necessidade de indicação médica para aplicação da vacina e marcou uma audiência pública para discutir o tema.

Sob pressão, o próprio Queiroga já disse que o governo vai comprar e distribuir os imunizantes pediátricos, mas indicou que deverá ser necessária autorização dos pais e prescrição médica – algo que a maior parte dos Estados, que são os responsáveis pela vacinação, já informou que não vai exigir.

Em nota, a Pfizer informou que está trabalhando com o governo brasileiro para definir o cronograma de entrega das vacinas infantis.

O governo brasileiro tem um contrato ativo com o laboratório para entrega de vacinas, e já informou que parte delas pode ser transformado para a dose infantil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE