Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina confirma participação na Expointer 2021

A exposição será realizada de 4 a 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Secom/RS
por  Secom/RS
13/08/2021 16:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em Brasília para o cumprimento de agendas, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, recebeu a confirmação da presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na 44ª Expointer. A exposição será realizada de 4 a 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Silvana se reuniu com a ministra na manhã desta sexta-feira (13/8) para tratar, também, de reivindicações do agronegócio gaúcho.

"Estarei com vocês no dia 10 de setembro, na abertura (oficial) da Expointer, esta feira tão importante, uma das principais da agropecuária brasileira. Não vou deixar de estar em nenhuma edição enquanto estiver aqui no ministério. Vou participar de todas", afirmou Tereza Cristina, ao desejar sucesso a todos.

Ministra Tereza Cristina confirmou para a secretária Silvana Covatti que está no parque Assis Brasil no dia 10 de setembro - Foto: Roberto Soso / Divulgação / Seapdr

Na reunião, a secretária Silvana apresentou as ações do Rio Grande do Sul para evitar o ingresso da peste suína africana (PSA) no Estado. Inclusive, pediu ao ministério autorização para que o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), possa realizar análises de monitoramento.

Tereza Cristina destacou que o ministério fortaleceu a fiscalização e tem tomado todas as medidas necessárias para prevenir a entrada da doença no Brasil. "Estamos com nossa vigilância preocupada, mas atuante na fiscalização nos portos e aeroportos", acrescentou a ministra.

Silvana também apresentou o pedido dos produtores de suínos do Rio Grande do Sul, que buscam a redução de alíquotas de ICMS de 12% para 6% nas vendas interestaduais de suínos vivos. O tributo de 6% vigorou de maio de 2017 a dezembro de 2020, mas em função das normas do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) o Rio Grande do Sul teve de voltar ao valor de 12%. A titular da Seapdr pediu o apoio da ministra para interceder junto ao Ministério da Fazenda para que esta redução na alíquota seja possível.

"A medida é importante para garantir renda para as famílias produtoras de suínos", destacou Silvana. A ministra explicou que é importante uma mobilização entre secretários estaduais da Fazenda e da Agricultura dos Estados interessados. "A demanda precisa ser unânime entre os Estados, assim fica mais fácil a Fazenda apoiar", disse Tereza Cristina.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, afirmou que é necessário que o Estado consiga com o governo federal a redução para 6% para viabilizar a produção.

Durante a reunião com a ministra, também foi apresentada a demanda de pedido de transferência de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de silos de armazenagem e recursos financeiros para compra de máquinas para os municípios fazerem terraplanagem para construção de aviários e pocilgas.

Convites para a Expointer 2021

A secretária Silvana Covatti aproveitou a estada em Brasília para convidar diversas autoridades para prestigiar a Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Os convites foram entregues para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni; e ministro da Defesa, general Braga Neto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE