Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Ministra alerta para alta de preços sem os fertilizantes russos

Ministra da Agricultura disse que já procura outras opções de fornecedores caso Rússia e Bielorrússia parem de exportar para o Brasil.

R7
por  R7
05/03/2022 21:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse neste sábado que se houver um fechamento das exportações de fertilizantes por parte da Rússia e da Bielorrússia, o Brasil poderá ter alta de preços. "Se houver um fechamento mais radical nesses dois países, nós podemos ter preços mais altos. O preço já subiu no Brasil, subiu no mundo", afirmou a ministra, em meio ao clima de incertezas com a invasão da Rússia na Ucrânia.

"É muito importante a gente acompanhar isso bem de perto. Se essa guerra terminar logo, a gente vai ter uma reacomodação desse mercado. É importante a gente ter uma coisa mais robusta também do Canadá, nessas importações para o Brasil. O Brasil é o maior importador de fertilizantes do mundo, então, como grande consumidor que é, tem um grande interesse nesses países," acrescentou.

A ministra disse que conversou com o embaixador brasileiro na Rússia, Rodrigo Baena Soares. "Já me ligou e disse que (a interrupção nas expotações russas de fertilizantes) é uma recomendação, mas um navio tinha sido embarcado para o Brasil com fertilizantes", revelou.

"Então temos que esperar. Está todo mundo angustiado, todo mundo preocupado. É um problema, mas nós temos um estoque de passagem de fertilizantes e não tivemos nosso fluxo interrompido. Temos preocupações? Temos, porque as sanções que virão podem atrapalhar, e muito, já que aqueles dois países, Rússia e Bielorrússia são grandes fornecedores de potácio e uréia para o Brasil", explicou. "Mas temos que ter muita calma, pois temos outras opções, têm fertilizantes chegando de outros países no Brasil", tranquilizou.

A ministra anunciou na última quarta-feira que vai ao Canadá tratar da importação de potássio, que é utilizado como fertilizante agrícola. Ela manifestou a preocupação com os impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia em conversa com jornalistas.

Tereza Cristina também afirmou que o "plano B" seria realizar ações em propriedades rurais para estudar formas de uso mais eficaz de fertilizantes. Ela ainda considerou uma possível alta no preço dos alimentos, mas disse que o ministério está acompanhando para "diminuir os impactos".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE