Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Ministério Público pede para cancelar queima de fogos no Réveillon em Balneário Camboriú

O pedido leva em conta o alto risco de transmissão da Covid-19 na festa, que é a maior virada de ano do Estado, com um milhão de espectadores.

NSCTotal
por  NSCTotal
13/11/2020 15:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma recomendação assinada por sete promotores de Justiça de Balneário Camboriú, de diferentes áreas de atuação, solicita que a prefeitura suspenda a queima de fogos prevista para o Réveillon, e cancele o edital de licitação para contratação do show pirotécnico que deve ser lançado nos próximos dias. O pedido leva em conta o alto risco de transmissão da Covid-19 na festa, que é a maior virada de ano do Estado, com um milhão de espectadores.

O documento ressalta que cidades como Florianópolis e Rio de Janeiro suspenderam a queima de fogos, para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus. E afirma que, embora a prefeitura possa fazer o cancelamento até a véspera da festa, isso traria inúmeros prejuízos – não apenas à saúde pública, mas também aos consumidores, que se hospedam na cidade.

Réveillon em Balneário Camboriú (Foto: Patrick Rodrigues)

Os promotores de Justiça destacam, ainda, que manter a aglomeração do Réveillon na Praia Central, com pessoas vindas de todo o país, aumenta não apenas o risco de transmissão em Balneário Camboriú, mas também o a disseminação do vírus pelos visitantes, no retorno às suas cidades.

Assinam o documento os promotores Álvaro Pereira Oliveira Melo, Claudia Mara Nolli, Ricardo Luis Dell´Agnolo, Alan Boettger, Jean Michel Forest, Isaac Newton Sabbá Guimarães e José de Jesus Wagner.

Respostas insuficientes

A recomendação conjunta foi emitida na quinta-feira (12). No início da semana, a 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú havia enviado à prefeitura e ao Governo do Estado uma série de questionamentos sobre o plano de ação para evitar um colapso no sistema de saúde.

O documento levou em conta a solicitação do Hospital Municipal Ruth Cardoso, para que as cidades vizinhas reativassem os leitos de retaguarda para Covid-19, devido ao aumento da procura pela unidade de saúde. E também a rápida lotação da UTI do Hospital da Unimed, que ocupou todos os 10 leitos reservados para pacientes com Covid-19 em uma semana.

O promotor Álvaro Pereira Oliveira Melo ressaltou que não se tratava de adotar novas medidas, mas da garantia e fiscalização do que já está previsto nos decretos estaduais. “Ao que se vê parte da população, moradores e turistas, despreza completamente os perigos da pandemia que ainda batem à porta dos hospitais bem como a capacidade de se consternar com o sofrimento alheio, porém, embora não se possa responsabilizar a ignorância desse expressivo grupo indeterminado de pessoas deve-se exigir postura adequada e responsável dos gestores para conter a disseminação do vírus”, escreveu o promotor.

As respostas, no entanto, foram consideradas evasivas pelo Ministério Público – tanto a da prefeitura, quando a do Governo de Santa Catarina.

Diante disso, o MPSC emitiu a recomendação à prefeitura de Balneário Camboriú, e também oficiou a 33ª Promotoria de Justiça da Capital, que fiscaliza as ações do Governo do Estado. O texto cita a liminar, concedida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que obriga o Estado a retomar o protagonismo das ações de combate à pandemia.

“Há um evidente desencontro entre as esferas de governo que deveriam trabalhar de forma conjunta, uma vez que uma afirma que compete à outra a adoção de medidas rigorosas para aplicação dos regramentos existentes”, afirma no despacho o promotor.

A prefeitura de Balneário Camboriú informou que ainda não recebeu oficialmente a recomendação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE