Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Ministério da Saúde registra 14 mil curados da covid-19 e diz que número é maior

Até a tarde desta terça, 25.262 pessoas tiveram contágio por coronavírus confirmado no Brasil.

GZH
por  GZH
14/04/2020 21:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde revelou, pela primeira vez, dados sobre pacientes com covid-19 que se recuperaram da doença. Segundo o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis, até esta terça-feira (14), 14.026 pessoas já estavam curadas. O número, no entanto, pode ser ainda maior.

— "Acho que é muito mais do que isso, porque tem subnotificação. Principalmente daqueles que passam pela doença e nem sabem" — comentou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, citando também os pacientes que não apresentam nenhum sintoma e não são contabilizados na estatística.

Até a tarde desta terça, 25.262 pessoas tiveram seu contágio por coronavírus confirmado no Brasil. Se a taxa de letalidade chega a 6,1%, os curados representam 55% da população infectada — considerando apenas pessoas que foram testadas. Outros 9.704 pacientes estão internados e aguardam confirmação de exames para saber se estão livre do vírus, informou Gabbardo.

Mandetta destacou mais uma vez o caráter inédito da pandemia. Disse que será uma situação lembrada como "dramática" nas páginas da história da humanidade. Médico, o ministro utilizou o impacto do vírus em economias mais desenvolvidas para justificar sua preocupação com o Brasil.

— Este vírus está escrevendo a história natural da doença. A única coisa que estamos fazendo é por alerta de emergência internacional e de outros países. Quando nós vimos o sistema de saúde inglês cair, o de Nova York, o de Detroit, o de Roma, Itália, Espanha cair, quando vimos este conjunto de países de primeiro mundo, que têm sistemas de saúde muito robustos, caírem, é claro que o sistema de saúde brasileiro tem que ser extremamente zeloso para entender como que este vírus vai ser apresentar neste país — justificou.

CURADOS ou RECUPERADOS? Qual a palavra mais adequada?

Não há consenso entre as instituições que detêm informações sobre a pandemia do coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) usa a palavra "recuperados", enquanto o Ministério de Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) optam por "curados". 

Indicadores otimistas

Mais de 2,4 milhões de pessoas já receberam ligações do sistema que faz uma espécie de consulta por telefone. O diálogo automatizado pergunta se o indivíduo percebeu estar com algum sintoma de covid-19. As respostas dadas são armazenadas em um banco de dados que mapeia e acompanha possíveis casos.

De todas as respostas, 2,1 milhões de pessoas (92%) disseram não sentir nenhum dos sintomas do coronavírus. Outros 4,1% relataram alterações leves no organismo.

Os 3,4% que fizeram queixas de sintomas graves estão sendo acompanhados diariamente pelo sistema. Os telefonemas se repetem com perguntas sobre a evolução do quadro e indicações são dadas ao paciente.

— Estes números são importantes, porque, de toda a população, é uma amostra bastante significativa, mais de dois milhões de pessoas, 92% das consultadas ainda estão assintomáticas. Ou elas passaram pelo vírus, não tiveram sintomas e estão imunologicamente protegidas, ou ainda não tiveram contato com o vírus — detalhou Gabbardo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE