Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Ministério da Saúde pede que brasileiros aproveitem isolamento para eliminar focos da dengue em casa

Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o País está entrando na fase mais crítica de transmissão da doença.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
22/03/2020 22:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o País está entrando na fase mais crítica de transmissão de dengue e apelou que as pessoas aproveitam o período de isolamento em casa para eliminar focos do mosquito. 

Esse é o momento", disse, em entrevista coletiva. Já o ministro titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, disse que todo criadouro de Aedes aegypti está dentro das casas ou, no máximo, a 30 metros delas. "Pode ser muito ruim ter dengue e na sequência uma gripe dessas", disse, em referência ao novo coronavírus.

Mandetta disse não conhecer as projeções feitas pelo JPMorgan, de que o auge do contágio da covid-19 será na semana que vem. "Não acredito que tenham mais capacidade de fazer projeções do que nós", afirmou. O ministro disse que o enfrentamento da doença no Brasil "não é receita de bolo" e que considera as características de cada Estado. "Estamos todos no mesmo barco", voltou a dizer.

O Rio Grande do Sul, citou Mandetta, concentra a maior população idosa, o que gera mais preocupação que o Acre, que conta com os mais jovens e registra apenas 11 casos. Além disso, disse ele, medidas de contenção devem surtir efeito muito positivo para Estados com municípios espaçados, mencionando novamente o Acre.

Oliveira disse que o governo tem dado transparência total aos dados que recebe sobre a evolução da doença, mas que os modelos utilizados não conseguem absorver o impacto de todas as medidas de enfrentamento do coronavírus, já que isso é feito ao longo do processo. "Temos agora uma medida em um Estado grande como São Paulo e precisamos aguardar para ver como será o impacto dessa medida em outros Estados", disse Oliveira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE