Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde cita RS como exemplo de que distanciamento social contém pandemia

Secretário manifestou preocupação com números de Santa Catarina

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
06/05/2020 13:30 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde voltou hoje a destacar o papel do distanciamento social na contenção do avanço da Covid-19 no Rio Grande do Sul. O destaque feito pela pasta ocorreu em entrevista coletiva, nesta terça-feira, concedida pelo secretário Wanderson Oliveira, ainda sem a presença do ministro Nelson Teich, que cumpre agenda em Manaus. Ele acompanha o combate ao coronavírus em uma das cidades com quadro mais crítico no país.

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Conforme a pasta, os dados do Rio Grande do Sul mostraram que a circulação do vírus segue abaixo de 1%. Na avaliação de Oliveira, isso ocorre por conta das medidas de distanciamento social efetivas adotadas pelas cidades gaúchas. “O vírus ainda não circulou de forma intensa. Esse aspecto está relacionado ao isolamento”, comentou.

Apesar de elogiar os números do RS, o secretário demonstrou preocupação com os dados de Santa Catarina. Segundo ele, a curva apresentada já é semelhante à ocorrida em São Paulo, ao destacar o “aumento expressivo” de casos, e pediu atenção à circulação do vírus no estado vizinho. “Estamos atentos e acompanhando junto às autoridades responsáveis. Mas é preciso ficar alerta, porque pode haver algo semelhante ao que ocorre na região Norte”, alertou.

Mais uma vez, o Ministério da Saúde voltou a destacar que ainda é precipitado falar em relaxamento da quarentena, e que o mais complexo envolve a abertura, e não o fechamento. Questionado sobre a apresentação das novas diretrizes de isolamento social, que a pasta promete anunciar há alguns dias, Oliveira afirmou: “Vamos encerrar e apresentaremos em breve”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE