Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Ministério da Agricultura libera trânsito de animais entre o RS e os Estados do Paraná e do Bloco I

Ao contrário do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já são considerados Estados livres de aftosa sem vacinação.

SecomRS
por  SecomRS
04/06/2020 16:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou na quarta-feira (03) o trânsito de bovinos e bubalinos entre o Rio Grande do Sul e os Estados do Paraná e do Bloco I, que inclui Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso. A medida deve minimizar os impactos das restrições impostas em dezembro do ano passado e abril deste ano, sem prejuízo das garantias sanitárias que fundamentam o pleito brasileiro.

O ministério considera que estes Estados e regiões estão em fase de transição, cumprindo os requisitos necessários para o pleito de zonas livres de febre aftosa sem vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com regramentos e controles sanitários consonantes.

“A liberação do trânsito para estes Estados é uma demanda da secretaria encaminhada ao Ministério da Agricultura. Uma excelente notícia, já que aproximadamente 50% do gado em pé é comercializado para o Paraná", afirma o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

Santa Catarina e Paraná já são considerados Estados livres de aftosa sem vacinação. O Rio Grande do Sul está buscando o mesmo status. Em agosto, uma auditoria do Mapa deve avaliar a condição sanitária do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE