Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Minicursos e experiências marcam Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira tem minicurso sobre implantação de sistema de captação de água para as famílias rurais.

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
29/09/2020 17:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar, está participando da 29ª Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (Sauma) que acontece de forma virtual, pelo canal do YouTube da Universidade Regional Integrada (URI.

O evento iniciou na noite desta segunda-feira (28) no campus de Erechim. O objetivo da ação é promover um espaço para discussão sobre meio ambiente, saúde e o enfrentamento às mudanças climáticas, envolvendo diferentes segmentos da sociedade e oportunizar o aprendizado de acadêmicos de cursos de graduação e discentes de pós-graduação, a partir do relato de vivências positivas e inovadoras de profissionais que atuam na área.

A programação iniciou com a conferência “Água que corre, água é vida”, apresentada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Callisto. Na sequência, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Cezar da Rosa, explanou sobre a experiência do projeto de conservação do solo e água, desenvolvido na Unidade de Referência Tecnológica (URT), instalada na propriedade do produtor Dressani Agostini, no município de Barra do Rio Azul. O produtor mostrou a forma como implantou o sistema de terraceamento, as mudanças na lavoura e no meio ambiente. O sistema de manejo conservacionista foi implantado em cinco hectares, visando à recuperação da produtividade da área através da assistência técnica da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura de Barra do Rio Azul.

Os extensionistas rurais, Derli Dalastra e Mari Tania Spazzini, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Jacutinga, apresentaram a experiência sobre horta comunitária, falando sobre a convivência, geração de renda e segurança alimentar. Esse trabalho mostra a ação bem sucedida e consolidada, que é resultado de atividades realizadas com um grupo de mulheres que se encontrava em situação de vulnerabilidade social e, há muitos anos, mantêm a horta com verduras, legumes e temperos. O trabalho é resultado da parceria da Emater/RS-Ascar com a Prefeitura de Jacutinga, através da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Nesta quarta-feira (30), último dia do evento, serão realizados minicursos. Alguns destes serão ministrados por extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar. Gabriel Ludwig Katz ministrará o minicurso sobre implantação de sistema de captação de água para as famílias rurais (acesso pelo Google Meet). O minicurso que fala dos benefícios do suco de clorifila será coordenado pela extensionista rural, Rosaine Baldisseira, junto com a professora Franciele Bazanella.

O minicurso sobre a preservação da biodiversidade e saúde, que destaca o estudo das plantas medicinais, será ministrado pelas extensionistas rurais, Marilei Fontana Battisti e Karen Marcheto. Vários outros minicursos, com diferentes temáticas, também serão realizados, em parceria com as entidades que apoiam o evento. Os minicursos acontecem de forma simultânea (em salas virtuais diferentes).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE