Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

MetSul projeta quantidade de chuva significativa nesta semana no Sul do Brasil

Sul do Brasil terá maior quantidade de chuva com os maiores acumulados em meses em muitos municípios da região.

Metsul
por  Metsul
22/08/2021 17:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mapa mostra a projeção de chuva acumulada nesta semana. Vai chover nesta semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, colocando fim à sequência de dias muito quentes para o inverno no Noroeste e no Norte gaúcho e nos estados catarinense e paranaense.

Os volumes de chuva, como se observa no mapa, podem superar a marca dos 100 mm em pontos principalmente do Rio Grande do Sul e do Paraná. No estado gaúcho, os maiores registros de precipitação nesta semana devem ocorrer no Sul e no Leste, entretanto haverá municípios da Metade Norte gaúcha que pode ter acumulados de precipitação próximos ou acima de 100 mm nesta semana. Muitas áreas do Paraná, de acordo com a projeção do Icon, igualmente podem receber chuva perto ou acima de 100 mm até o final da semana.

Considerando a abrangência e os volumes previstos, e levando em conta que está sendo um inverno predominantemente seco na maior parte do Sul do Brasil, a tendência é que este venha a ser o episódio de chuva mais significativo em meses aqui na Região Sul.

O começo desta semana, porém, ainda será marcado pelo predomínio do tempo seco com calor e fumaça na maior parte do Sul do Brasil. Começando a análise dia a dia, a segunda deve ter chuva mais concentrada no Sul e parte do Oeste do Rio Grande do Sul enquanto do Centro para o Norte do Estado o sol aparece com nuvens. Pontos do Leste gaúcho que estão próximos da costa podem ter alguma instabilidade nesta segunda.

Já na terça-feira, a tendência é que a chuva comece a avançar para o Norte. Já chove na maioria das regiões gaúchas, mas as precipitações devem ser bastante irregulares e devem vir na forma de pancadas, que podem ter raios e granizo, intercaladas com sol. No Sul do Rio Grande do Sul é que a terça deve ter chuva mais persistente e volumosa.

Na quarta-feira, por sua vez, a instabilidade tende a ficar mais generalizada no Rio Grande do Sul e os volumes de chuva devem ser mais altos em um maior número de municípios com as pancadas fortes atingindo pontos numa faixa do Oeste ao Leste do território gaúcho. A instabilidade pode começar ainda a alcançar alguns pontos de Santa Catarina e do Paraná, mas o sol e o calor ainda predominam nos dois estados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE