Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

MetSul alerta para volumes elevados de chuva e alto risco de temporais no RS no feriadão da Independência

Chuva poderá superar a média de precipitação para o mês

Metsul
por  Metsul
03/09/2021 15:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia alerta para volumes muito altos de chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias com acumulados em algumas regiões do Estado que podem mesmo se aproximar ou superar a média de precipitação de setembro que é uma das mais altas entre os meses do ano.

São dois períodos que a MetSul antecipa devem ter a instabilidade mais forte e com os maiores acumulados de chuva. O primeiro, entre a tarde de sábado e o começo do domingo, e o segundo e de maior risco que se dará entre o final da segunda e a quarta-feira. A chuva não atingirá todas as regiões do Rio Grande do Sul simultaneamente os volumes devem variar muito dentro do território gaúcho.

Pixabay

Neste sábado (4), por exemplo, áreas de instabilidade devem se formar já cedo do dia com chuva de manhã em pontos do Noroeste e do Norte do Estado. Da tarde para a noite, a chuva vai avançar pelo Rio Grande do Sul e alcançará a maioria das regiões antes de o dia terminar. Em Porto Alegre, quase o sábado inteiro deve ser sem precipitação com muitas nuvens e ocasionais aberturas, mas no final do dia pode chover.

Já o domingo (5) deve começar com chuva em pontos do Norte e do Leste gaúcho, porém a instabilidade deve rapidamente se afastar para o oceano juntamente com um centro de baixa pressão e a tendência é a nebulosidade diminuir e o sol aparecer com nuvens, em meio a períodos de maior nebulosidade em algumas áreas, na maior parte das áreas do Estado no decorrer do domingo.

A segunda-feira (6) terá sol e nuvens com aumento gradual da nebulosidade. Ar muito quente começa a ingressar a partir do Norte e do Noroeste gaúcho e deve começar a organizar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul. Por isso, nuvens carregadas vão se formar no Oeste e devem avançar para a faixa central e parte do Sul gaúcho da tarde para a noite com pancadas de chuva, raios e risco de granizo isolado.

A terça-feira, 7 de setembro e feriado da Independência, pode ser um dia muito complicado e perigoso do ponto de vista de tempo severo em parte do Rio Grande do Sul. Ar muitíssimo quente vai cobrir o Noroeste e o Norte do Estado com grande parte da Metade Norte, exceção de pontos mais a Leste como parte da Serra e do Litoral, com sol e muito calor. Máximas perto ou acima de 35ºC podem ocorrer no Noroeste gaúcho.

A frente quente ganha muita intensidade sobre o Oeste, o Centro, o Sul e a maior parte do Leste gaúcho entre a madrugada e de manhã na terça com chuva forte a intensa, enorme quantidade de raios e risco crítico de temporais de vento (vendavais isolados) e granizo, sobretudo de granizo. O granizo pode ter tamanho médio a grande em alguns pontos. Porto Alegre e região devem estar na área limítrofe entre a zona de maior e menor risco de tempo severo.

Os acumulados de chuva em pontos do Centro, do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul na terça, especialmente entre a madrugada e a manhã, podem ser altíssimos com marcas perto ou acima de 100 mm em diversas cidades destas regiões e potencial para 100 mm a 200 mm em menos de 48 horas em diversos pontos. Preocupa o indicativo de alguns modelos de que a chuva em pontos destas regiões pode ser de 50 mm a 100 mm em intervalos curtos de uma a três horas, o que traz o perigo de alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de córregos.

Na quarta (8), a frente quente se converte em frente fria à medida que deixa de se movimentar pela massa de ar quente ao Norte e passa a ser impulsionada por ar frio de Sul. O sistema traz chuva forte e temporais no Oeste e no Sul gaúcho desde cedo e no decorrer da quarta avança para as demais regiões gaúchas com precipitações localmente fortes a torrenciais e alto risco de tempestades. Como ar muito quente precederá a frente e com baixa pressão atmosférica, preocupa a possibilidade de tempo severo com vendavais isolados (mesmo risco de microexplosões e risco marginal de tornados) assim como de granizo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE