Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Clima

MetSul alerta para agravamento da situação das chuvas no Sul de SC

Chuva aumentará com volumes extremos em cidades já sob inundações e deslizamentos.

Metsul
por  Metsul
03/05/2022 22:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A situação vai piorar muito no Sul de Santa Catarina. Chuva aumentará com volumes extremos em cidades já sob inundações e deslizamentos. Condições serão de grande perigo com riscos hidrológicos e geológicos. O alerta é da Metsul.

Os acumulados de chuva, atingiam até o começo da noite desta terça marcas de 235 mm em São Joaquim, 207 mm em Siderópolis, 203 mm em Timbé do Sul e 202 mm em Urussanga. Muitas estações no Planalto Sul, no Sul de Catarina e na Grande Florianópolis acumulavam de 100 mm a 200 mm, conforme dados da Epagri-Ciram.

A chuva interditou ponte e trouxe mais de 50 ocorrências em Lages Cerca de 250 pessoas foram afetadas pelas chuvas no município do Planalto Sul. O Rio Carahá estava mais de 3 metros acima do nível normal. Famílias foram resgatadas em Forquilhinha após ficarem ilhadas. A altura da água chegou a um metro na área em que habitam, na zona rural da localidade.

Alagamentos isolam áreas da cidade de Forquilinha | PREFEITURA MUNICIPAL

A precipitação excessiva causou o transbordamento Rio do Peixe com as águas invadindo parte da SC-453, entre as cidades de Luzerna e Ibicaré, no Meio-Oeste de Santa Catarina. 

Joaçaba, Videira e outros municípios são assolados por inundações e enchentes pela cheia do Rio do Peixe

No Sul, o Rio Tubarão é atentamente monitorado pelas autoridades que segue subindo. O Rio Araranguá igualmente apresenta forte elevação e já causa alagamentos ribeirinhos em zonas rurais. 

Em São Joaquim, numa estrada do interior do município que interliga a localidade de São Paulo Velho, duas pessoas morreram na queda de um carro em um riacho que estava com o nível alto pela chuva acima de 200 mm no município. Os Bombeiros de São Joaquim foram acionados por volta das 14h30min após populares avistarem um carro tombado em um riacho, informou o portal São Joaquim Online.


Em Orleans, deslizamento de terra atingiu uma escola estadual no Centro. O prédio corre risco de desabamento, segundo a Defesa Civil. As aulas do município foram suspensas. A situação da escola é considera crítica pelas autoridades ante o risco de vir abaixo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE