Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Clima

Meteorologista afirma que a cidade de Camargo foi atingida por uma microexplosão; Vídeo

A cidade de cerca de 3 mil habitantes registrou fortes rajadas de vento e chuva forte na tarde desta terça-feira (25)

GZH
por  GZH
26/02/2020 17:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com mais de cem casas danificadas, o município de Camargo, no norte gaúcho, foi atingido por um fenômeno mais intenso do que um temporal na tarde de terça-feira (25): uma microexplosão. Essa é a avaliação da Somar Meteorologia, que monitora a situação na região.

A cidade de cerca de 3 mil habitantes registrou fortes rajadas de vento e chuva forte na tarde passada. O impacto foi imediato para grande parte da cidade, principalmente no Loteamento Primavera e no bairro Santo Antônio. Segundo a prefeita Eliani Mesacasa Trentin, praticamente toda a cidade permanecia sem energia elétrica durante praticamente toda a manhã desta quarta-feira (26). Conforme a RGE, metade da cidade teve a energia religada por volta de 11h30min, restando 350 pontos afetados.

O meteorologista da Somar Jonas Ribeiro explica que fotos e vídeos do fenômeno foram analisados pelo instituto. Como não há instrumentos meteorológicos na região, as imagens dão uma ideia do que pode ter acontecido.

— Diante dos estragos, a gente estima que as rajadas de vento podem ter chegado próximo dos 100 km/h. Descartamos tornado porque ele causa um estrago em trilha, o que não é o caso. Acreditamos que seja uma microexplosão, que é muito intensa, com uma área circular e mais abrangente.

A microexplosão acontece quando uma tempestade "joga" uma massa de ar e chuva para baixo, em linha reta — mais ou menos como um "corredor de vento". A corrente é tão forte que chega ao solo causando destruição, fazendo com que o ar se espalhe em todas as direções.

— Outra característica dela é ser bem pontual. A cidade é bem pequena e foi a única atingida na região. Na microexplosão, não há uma trilha, é algo mais desorganizado — explica Ribeiro.

Estragos

A estimativa da prefeitura é de que cerca de metade do município tenha sido atingido — os danos ainda são contabilizados na manhã desta quarta-feira (26). Mais de 8 mil metros de lonas foram distribuídos aos moradores, mas não foi necessário remover ninguém de casa. Além de destelhamentos, houve queda de árvores e de postes, o que causou falta de energia elétrica.

As aulas foram suspensas tanto na rede municipal, que tem três escolas, quanto na estadual, que conta com uma — ainda não há previsão para a retomada das atividades. O Centro Administrativo da prefeitura de Camargo foi danificado. As estruturas da Secretaria de Administração e do gabinete da prefeita foram totalmente destruídos e houve perda de documentos e de computadores.

— Percebemos que foi algo bastante isolado, com problemas sérios em Camargo. Demais pontos do Estado registraram chuva e pequenos estragos apenas. Nós demos a primeira resposta e estamos prestando auxílio para a prefeitura — afirma o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes.

O município de Camargo deve decretar situação de emergência. Na última sexta-feira (21), a prefeitura já havia tomado a mesma medida devido à estiagem. A chuva, no entanto, não deve amenizar este problema, já que, com os grandes acumulados, o solo perde a capacidade de absorção.

Em Marau, município vizinho, a área que faz limite com Camargo também foi atingida em menor escala. Algumas casas foram destelhadas e houve estragos em plantações na localidade de Pontão.

Vídeo:

Micro-explosões são capazes de arrancar árvores e danificar severamente estruturas fracas. Mesmo que pequena, uma micro-explosão pode provocar rajadas acima dos 150 km/h. O fenômeno ocorre quando a corrente de ar despenca em linha reta, como um "corredor de vento", sem apresentar espiralidade, sobre uma determinada área.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE