Mestranda em Ecologia da URI participa de mobilidade acadêmica entre Programas de Pós-Graduação

Caciane Larissa Rauch, participou de atividades acadêmicas e de pesquisa na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, vinculando-se ao Laboratório de Bioindicadores (LABIND).

Por Ascom URI Publicado em 28/10/2025 21:24 - Atualizado em 28/10/2025 21:44

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da URI Erechim, Caciane Larissa Rauch, participou de atividades acadêmicas e de pesquisa na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, vinculando-se ao Laboratório de Bioindicadores (LABIND).

Mestranda em Ecologia da URI, Caciane Larissa Rauch

Nesse período, contou com a orientação de docentes da instituição, em especial da Profa. Dra. Silvia Vendruscolo Milesi (orientadora e Colaboradora do PPG Ecologia da URI) e do Prof. Dr. Luiz Ubiratan Hepp, o que possibilitou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para sua formação.

Na URI, a mestranda tem como orientadora a Profa. Dra. Rozane Restello. O trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a influência de diferentes sistemas de manejo agrícola sobre a qualidade da água e a comunidade de macroinvertebrados bentônicos em riachos no Sul do Brasil. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a apresentação dos resultados parciais de sua dissertação de mestrado, a participação no Curso de Identificação de Insetos Aquáticos, promovido pelo LABIND, a participação em um seminário promovido pelo Curso de Ciências Biológicas da UFMS, bem como a realização de análises estatísticas aplicadas aos dados de sua pesquisa.

Essa experiência no Pós-Graduação apresenta relevância acadêmica e científica, contribuindo significativamente para a consolidação das competências da discente e para o fortalecimento da mobilidade estudantil entre universidades, fomentando a integração e o intercâmbio entre diferentes grupos de pesquisa na área da Ecologia.