Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entretenimento

Mensagem que diz que a Heineken vai dar cerveja de graça é falsa; conheça o golpe

Mensagem pode ser o chamado "phishing", termo usado para golpes aplicados por criminosos para pegar dados dos usuários

GZH
por  GZH
17/04/2020 18:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

E os golpes usando marcas seguem surgindo nos grupos de mensagens do WhatsApp, mesmo em período de pandemia. Dessa vez, uma mensagem que circula diz que a Heineken estaria doando quatro barris de cerveja para a pessoa que clicar no link. A empresa, no entanto, informa que a promoção não existe, que é falsa.

A mensagem pode enganar ainda mais o usuário porque, ao clicar no link, o template simula um site da Heineken. No entanto, é preciso ter muito cuidado. Essas mensagens sinalizam ser o chamado "phishing", termo usado para golpes aplicados por criminosos para pegar dados dos usuários.

WhatsApp / Reprodução

"Todas ações e promoções do Grupo Heineken no Brasil são divulgadas nos canais oficias das marcas e podem ser confirmadas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo 0800 888 1010, ou pelo e-mail sac@heineken.com.br", diz o desmentido da empresa.

Segundo um laboratório especializado em segurança digital da PSafe, em 24 horas, 360 mil usuários clicaram no link ou compartilharam as mensagens da falsa promoção.

Desde que a pandemia de coronavírus se intensificou pelo Brasil e pelo mundo, várias mensagens falsas começaram a circular em grupos de conversas e pelas redes sociais.

Segundo Emilio Simoni, diretor da dfndr lab, os golpistas se aproveitam de temas em alta para desenvolverem novos golpes.

- Os links maliciosos mais uma vez utilizam o nome de uma grande marca e com isso conquistam a atenção e confiança das pessoas - diz.


A melhor forma de se prevenir é desconfiar, como já dizia o ditado, quando a esmola é demais. Não tem almoço grátis, nem cerveja. Quando surgir promoções assim, o mais aconselhável é entrar em contato pelos canais oficiais das empresas citadas nas mensagens e conferir.

No início do mês, o WhatsApp restringiu, novamente, o encaminhamento de mensagens, em um esforço para conter a expansão de notícias falsas sobre a pandemia de coronavírus. Segundo a nova política, o usuário só pode reenviar certas mensagens a uma "conversa" por vez, a fim de impedir a propagação rápida de conteúdo alarmante e que possa ser falso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE