Melhora gradual do tempo marca o sábado no Rio Grande do Sul após passagem de ciclone extratropical
Apesar da tendência de estabilização, o Estado ainda deve registrar vento e chuva em pontos isolados, especialmente nas regiões mais próximas ao litoral.
Após um dia de fortes ventos e chuva intensa provocados pela passagem de um ciclone extratropical nesta sexta-feira (7), o Rio Grande do Sul terá um sábado (8) de melhora gradual nas condições do tempo. Apesar da tendência de estabilização, o Estado ainda deve registrar vento e chuva em pontos isolados, especialmente nas regiões mais próximas ao litoral.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o sistema continuará atuando nas proximidades da costa, entre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense. A presença do ciclone manterá o céu com muitas nuvens na maior parte do território gaúcho, embora aberturas de sol devam ocorrer em diferentes regiões ao longo do dia.
A chuva será mais pontual e de menor intensidade na maioria das áreas, concentrando-se principalmente no Centro, Sul e Leste do Estado. A Serra e o Litoral Norte, entre Morro Alto e Torres, podem registrar volumes mais expressivos de precipitação.
Os ventos devem ser mais fortes durante a madrugada e o período da manhã, com rajadas intensas entre a Lagoa dos Patos, o Sul da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte. A tendência é de que a intensidade diminua gradualmente ao longo do dia.
As temperaturas permanecem amenas neste sábado. Em Erechim, por exemplo, a previsão indica chuva fraca e variação térmica entre 10°C e 17°C.
Com a lenta dissipação do ciclone, o fim de semana deve marcar o início de um período de maior estabilidade no Estado, embora ainda sob influência de ventos e umidade remanescente do sistema.