Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Médicos do IPE Saúde decidem manter greve até 2 de maio em todo o Rio Grande do Sul

A categoria reivindica a atualização da tabela de honorários médicos praticada pelo IPE Sáude

O Sul
por  O Sul
13/04/2023 09:52 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Os médicos credenciados ao Ipe Saúde (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul) decidiram manter a greve da categoria até o dia 2 de maio. A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada pelo Simers (Sindicato Médico do RS) na noite de quarta-feira (12), em Porto Alegre.

“A data-limite se refere à expectativa da categoria sobre o projeto de reestruturação da autarquia, que será levado à Assembleia Legislativa nos próximos dias”, informou a sindicato.

As atividades foram paralisadas na segunda-feira (10) para reivindicar a atualização da tabela de honorários médicos praticada pelo IPE Sáude, que, segundo o Simers, está defasada há 12 anos. Inicialmente, a greve estava prevista para durar apenas três dias.

Segundo o Simers, a decisão de prorrogar a greve demonstra a insatisfação dos médicos após o governo gaúcho não apresentar nenhuma proposta de reajuste dos honorários. “Hoje [quarta-feira] à tarde estivemos reunidos com o governo do Estado e saímos decepcionados, pois até agora não recebemos nada concreto e que sinalize um reajuste, esperado por 6,5 mil médicos há mais de uma década”, declarou o presidente do sindicato, Marcos Rovinski.

“Estamos diante de um movimento histórico pela valorização da categoria, que vem recebendo valores que não condizem com a responsabilidade da profissão. Infelizmente, o que vemos é a falta de interesse dos médicos em continuar atendendo pelo IPE e queremos uma solução, pois são mais de 1 milhão de usuários que ficarão desassistidos, sobrecarregando ainda mais o SUS”, prosseguiu Rovinski.

Segundo o governo, em 2022 o déficit mensal do Ipe Saúde ficou em R$ 36 milhões.

Consultas

Durante a paralisação, são realizados somente procedimentos de urgência e emergência. As consultas agendadas devem ser remarcadas. Atualmente, o IPE Saúde conta com cerca de 6,5 mil médicos credenciados no RS.

O convênio é responsável pela assistência médica e hospitalar a quase 1 milhão de servidores públicos, seus dependentes e pensionistas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE