Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Medicina Veterinária da URI apresenta resultados de pesquisa com Compost Barn na região

O objetivo foi avaliar e orientar sobre a maneira adequada na adoção do Compost Barn, um sistema de compostagem utilizado para proporcionar mais conforto ao gado leiteiro.

Secom URI
por  Secom URI
13/08/2021 17:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Medicina Veterinária da URI desenvolveu nos dois últimos anos uma pesquisa em duas propriedades rurais da região que se dedicam à produção de leite. O objetivo foi avaliar e orientar sobre a maneira adequada na adoção do Compost Barn, um sistema de compostagem utilizado para proporcionar mais conforto ao gado leiteiro.

O trabalho foi desenvolvido nas propriedades de Douglas Mariga, da Linha Chapadão, em Paulo Bento, e de Anderson Farina, da Linha Saracura, em Barão de Cotegipe. A pesquisa contou com a participação dos professores orientadores Mauro Antônio de Almeida, Daniela dos Santos de Oliveira e Gilberto Pereira e as bolsistas Fernanda Dariva e Paola Carla Valduga.

O estudo teve por objetivo avaliar os parâmetros de temperatura e umidade local, Ph e temperatura de compostagem da cama, atividade de água e umidade nos sistemas de confinamento, realizar a análise microbiológica dos compostos orgânicos utilizados, além dos fatores que influenciam no bem-estar animal através da modelagem matemática.

Com os resultados, pode-se observar quais os fatores que mais interferem na “saúde” da cama do compost, ajudando na tomada de decisão de quantas vezes ao dia deve-se revolver e repor a cama ou até mesmo substituí-la.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE