Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

MEC muda portaria do Sisu para incluir vagas em cursos a distância

O Sisu é um sistema informatizado que une vagas em universidades federais a candidatos interessados em todo o país; disputa é feita pela nota do Enem.

G1
por  G1
25/05/2020 15:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Educação (MEC) alterou a portaria com as regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para incluir a oferta de vagas em cursos a distância. O documento foi publicado nesta segunda-feira (25) no "Diário Oficial da União".

O Sisu é um sistema informatizado criado em 2012 que une vagas em universidades federais a candidatos interessados. A seleção é feita de acordo com o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – quanto maior a nota, mais alta a chance de ser classificado. É a primeira vez que as instituições interessadas poderão ofertar vagas em cursos não presenciais.

A portaria também determina que as instituições ofereçam meios digitais para o estudante encaminhar os documentos necessários para matrícula, e que publiquem a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência.

As alterações passam a valer já para o processo seletivo do segundo semestre do programa.

Prazo de adesão

Nesta segunda-feira começa o prazo para que as instituições interessadas se cadastrem no Sisu e informem a quantidade de vagas que vão oferecer no sistema. O período de inscrição se encerra às 23h59 desta sexta-feira (29).

Enem: inscrições até quarta-feira

As inscrições para o Enem seguem abertas até as 23h59 desta quarta-feira (27). A princípio, pelo cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 de sexta (22).

A prorrogação do prazo ocorreu após uma reunião do Inep, instituto responsável pela prova, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). "O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público", informou.

O conselho havia enviado um ofício ao Inep pedindo que as inscrições fossem prorrogadas até junho. Entre as justificativas, estava a dificuldade de acesso à internet de parte dos estudantes da rede pública de ensino, já que eles estão afastados das escolas devido à pandemia do coronavírus.

As datas de realização do exame, marcado inicialmente para novembro, também serão adiadas. Uma enquete com os participantes deverá definir quais serão os novos dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE