Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

MEC confirma novo Enem com questões discursivas

Formato aplicado a partir de 2024 contará ainda com transição tecnológica gradual para aplicação de provas digitais e correção automatizada de itens abertos e redação.

O Sul
por  O Sul
04/05/2022 22:02 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Educação (MEC) confirmou os parâmetros para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado a partir de 2024. As informações integram um documento elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), composto por servidores do MEC e de entidades da educação como Consed, Undime, CNE, entre outros.

De acordo com o documento, o exame será constituído por dois instrumentos:

  • um comum a todos os participantes, para avaliar as competências e habilidades da formação geral, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em língua portuguesa e matemática. A redação dissertativa-argumentativa e avaliação de língua estrangeira integrará este grupo.
  • outro avaliará os itinerários formativos, em uma combinação optativa ao estudante, a depender do curso de ensino superior que deseja cursar.

Além disso, a prova vai ter questões discursivas e itens de língua inglesa integrada às demais áreas do conhecimento. O MEC não informou se essas mudanças serão aplicadas imediatamente na edição de 2024.

Uma prévia do documento já havia sido apresentada pelo GT em 17 de março e seguiu para homologação do então ministro da Educação Milton Ribeiro.

Divulgação

Transição tecnológica

O novo Enem também marca o início de uma transição gradual para a aplicação de provas digitais e correção automatizada, de acordo com o documento.

O MEC prevê a adoção de novas tecnologias como plataformas adaptativas e inteligência artificial como meio de acelerar a divulgação de resultados da prova.

As provas físicas serão mantidas enquanto não for viável a aplicação digital a todos os participantes.

O MEC criará um comitê de governança do Enem para garantir a incorporação correta das mudanças propostas, assim como a transparência do processo e aperfeiçoamentos necessários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE