Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

MDB, PP, PSD e PSDB elegem 75% dos prefeitos de SC em eleição que freia a onda de 2018

O PSL, que elegeu o governador Moisés e Bolsonaro, acabou elegendo apenas 13 prefeitos, nenhum deles nas 20 maiores cidades e o PT em 11 municípios.

NSCTotal
por  NSCTotal
16/11/2020 10:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dois anos depois de provocar uma das maiores ondas de renovação já vistas na política estadual, os eleitores catarinenses puxaram o freio de arrumação. Os resultados das eleições municipais mostram que nomes conhecidos e partidos tradicionais voltaram a ter apelo junto ao eleitorado. MDB, Progressistas (PP), PSD e PSDB fizeram, somados, 75% dos prefeitos dos 295 municípios catarinenses, segundo o jornal Diário Catarinense. 

Os emedebistas mostraram a tradicional força nos pequenos municípios e conquistaram mais uma vez o maior número de prefeituras: foram 96. Cinco delas estão nas 20 maiores cidades: Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, Camboriú e Gaspar. O segundo partido com mais prefeituras será o PP, com 52. No entanto, tem apenas Tubarão entre os maiores colégios eleitorais. O PSD teve maior equilíbrio entre quantidade de eleitos e tamanho das cidades: venceu em 42, incluindo São José, Chapecó, Palhoça, Lages e Rio do Sul. Ainda disputa o segundo turno em Joinville, maior eleitorado do Estado. Fechando o grupo, o PSDB fez 32 prefeitos, incluindo Criciúma, São Bento do Sul, Caçador e Concórdia.

O PSL, que elegeu o governador Moisés e Bolsonaro, acabou elegendo apenas 13 prefeitos, nenhum deles nas 20 maiores cidades. Um resultado levemente superior ao de seu antípoda ideológico, o PT, que conquistou 11 municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE