Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

MDB decide ir com candidato próprio para o governo do RS

Partido não vai apoiar Leite e decide sobre nome somente na convenção em 31 de julho.

Jorna do Comércio
por  Jorna do Comércio
10/07/2022 21:04 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O cancelamento de reunião em que o MDB definiria sua posição sobre candidatura ao Palácio Piratini na eleição adiou a decisão em três semanas: tudo fica para o dia 31 de julho, quando o partido realiza sua convenção para oficialização dos candidatos. A publicação é do Jorna do Comércio. 

Na prática, a decisão esvazia um possível apoio à candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e, por consequência, fortalece o lançamento do deputado estadual Gabriel Souza (MDB) a governador - seria a 11ª eleição consecutiva, desde a redemocratização, em que o MDB apresentaria nome próprio para a disputa ao Piratini.

A decisão de cancelar a reunião de domingo veio a partir de um pedido do secretário-geral da executiva estadual do partido, Norton Soares, em um encontro na tarde de sexta-feira. Depois de cerca de duas horas de discussão em formato híbrido, a executiva decidiu cancelar o encontro partidário de domingo. "O presidente (do MDB gaúcho) Fábio Branco chamou a reunião para unir o partido e dar uma resposta definitiva para o diretório nacional mas, na prática, isso não funcionou. Ao invés de unir, chamou mais brigas", justificou Soares.

O MDB gaúcho é pressionado pela direção nacional da sigla a apoiar a candidatura de Leite, já que o PSDB respalda a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) ao Palácio do Planalto. Os tucanos devem, inclusive, indicar o nome à vice-presidência. Em contrapartida, receberiam apoio do MDB em estados-chave, como o Rio Grande do Sul. A orientação nacional foi divulgada no fim de junho.

Com esse movimento, vozes do MDB gaúcho favoráveis a uma aliança com Leite, que vinham se manifestando apenas nos bastidores, passaram a defender, em público, a união com o tucano.

Primeiro foi o deputado estadual Juvir Costella (MDB), ex-secretário de Transportes do governo Leite, que, na tribuna da Assembleia Legislativa, fez a defesa do que é "melhor para o Estado e não melhor para o partido", defendendo o apoio ao tucano.

Na sexta-feira, em entrevista ao Jornal do Comércio, foi a vez do prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno (MDB), atual presidente da Famurs, manifestar simpatia por Leite, argumentando que o MDB deve considerar em sua decisão sobre a disputa ao Piratini o apoio a uma candidatura viável eleitoralmente.

Segundo Costella, o apoio a Leite é amplo. "Tenho percebido que mais de 70% dos prefeitos querem uma aliança", calcula. "O que eu defendo é que o MDB faça um diálogo com o PSDB, com o União Brasil para dar a continuidade do projeto que iniciamos durante o governo Sartori (MDB, 2015-2018). O projeto de Sartori avançou com Leite. Vamos mudar de opinião agora? Não vou ser incoerente."

No entanto, para Fábio Branco, presidente da executiva estadual e prefeito de Rio Grande, manifestações como as de Costella e Salerno são "individuais". "Para isso ser discutido, tem de haver manifestações estruturadas. Nunca houve desrespeito ao MDB nacional, mas quem vai definir o que vai acontecer na eleição no Estado é o MDB gaúcho", pontua.

Na mesma linha, o secretário-geral do MDB gaúcho sustenta que, como no mês de março, o partido já havia decidido pelo nome de Gabriel Souza ao Piratini, uma nova reunião para debater o tema "apenas serviria para dar voz a quem não quer a candidatura própria", admite. Assim, na sexta-feira à noite, foi divulgado um comunicado informando que, em decisão unânime, a executiva estadual do MDB optou pelo cancelamento da reunião, atendendo "à solicitação das instâncias partidárias de todo o Rio Grande do Sul". Com isso, a convenção estadual do dia 31 de julho deve, basicamente, votar se apoia ou não a candidatura de Gabriel Souza.

Norton Soares também acredita na viabilidade de Gabriel Souza, lembrando disputas em que o MDB saiu vencedor no Estado, partindo de baixos índices nas pesquisas de intenção de voto - com Germano Rigotto e José Ivo Sartori, em 2002 e 2014 respectivamente.

Também diz que o diretório nacional não ameaça retaliação caso o MDB gaúcho rejeite apoiar Leite. "Temos lideranças no Estado que têm um bom trânsito e não vão deixar o Gabriel sozinho, como Eliseu Padilha. Duvido que nomes como esses queiram rifar sua candidatura", diz.

O secretário também admitiu que há filiados que defendem que, em vez de Leite, o apoio do partido vá para Onyx Lorenzoni (PL), podendo até ocupar a vice. "Essa possibilidade é ainda mais difícil (do que uma aliança com o PSDB). Estamos falando de extremos, um programa que vem contra o que viemos fazendo", analisa.

Fábio Branco também reforçou que, apesar de terem havido conversas com Onyx e outros candidatos, como Beto Albuquerque (PSB) e Vieira da Cunha (PDT), o MDB nunca aprofundou nenhum entendimento com o pré-candidato do PL.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE