Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Massa de ar polar traz neve a 23 municípios, geada e temperaturas negativas para Santa Catarina

O fenômeno climático foi registrado no final da tarde e noite da quarta-feira, 28, e madrugada desta quinta-feira, 29.

Governo SC
por  Governo SC
29/07/2021 13:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Voltou a nevar em Santa Catarina neste ano. Moradores e turistas puderam conferir a queda dos flocos de neve e a paisagem coberta de branco em 23 municípios catarinenses. O fenômeno climático foi registrado no final da tarde e noite da quarta-feira, 28, e madrugada desta quinta-feira, 29. A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe, além da neve, geada e temperaturas negativas. Ao todo, 61 municípios registraram temperaturas abaixo de 0°C.

Em Bom Jardim da Serra os termômetros marcaram -8,6°C, a menor temperatura registrada no Brasil neste ano. O recorde anterior era de -8,2°C registrado em 20 de julho, em Urupema, conforme medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).  

São Joaquim, registro da neve / Foto: Mycchel Legnaghi/Prefeitura de São Joaquim

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins informou que a temperatura vai continuar baixa nesta quinta e sexta-feira. "Na próxima madrugada teremos novamente a formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Quando temos um dia ensolarado e sem umidade, o que se forma é a geada. A condição de frio intenso vai perder força no final de semana, quando deve voltar a chover", disse.

O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Daniel Dutra, salientou que os órgãos estaduais estão sob aviso para prestar, caso necessário, apoio aos municípios, e pontuou algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco. "É preciso reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais; assim, é recomendado que sejam abrigados durante a noite", explicou.

Ele reforçou que é importante manter-se aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco, como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa. "Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras, ou causar a morte devido à inalação de monóxido de carbono."

Mapa de localização dos municípios com registro de neve em SC entre os dias 28 e 29/07/2021. (Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia).

Mapa das temperaturas mínimas registradas ao amanhecer do dia 29/07/2021, em Santa Catarina. (Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia).

Cuidados

Órgãos do Governo do Estado mantêm as orientações de prevenção a turistas e moradores. Veja outras recomendações:

- Somente se desloque para as regiões mais frias com a garantia de hospedagem;

- Nas rodovias, fique atento ao risco de gelo na pista;

- No interior das casas, não utilize  churrasqueiras ou latas com fogo, que podem provocar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono;

- Busque orientação técnica para proteger a produção agrícola e pecuária;

- Mantenha-se bem hidratado, agasalhado e não descuide da higienização das mãos e ambientes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE