TEMPO | FRIO FORA DE ÉPOCA

Massa de ar polar derruba temperaturas no Norte do RS e pode provocar geada no Alto Uruguai nesta segunda-feira

Associado à formação de um ciclone extratropical, avanço do ar frio atinge o Sul do Brasil. Em Erechim e municípios da região, as madrugadas de domingo e segunda-feira terão temperaturas baixas para outubro, com possibilidade de marcas próximas de 6°C.

Por Redação AU Publicado em há 8 horas

O frio voltou a ganhar força no Rio Grande do Sul neste fim de semana e deverá ser sentido com maior intensidade entre este domingo (18) e a manhã de segunda-feira (19). Uma massa de ar polar, associada à passagem de uma frente fria e à formação de um ciclone extratropical, provoca queda das temperaturas nos três estados do Sul, com possibilidade de geada em diferentes regiões.

Reprodução

No Norte gaúcho, especialmente no Alto Uruguai, a previsão indica madrugadas frias, temperaturas abaixo das habituais para esta época do ano e condições favoráveis à formação de geada em pontos isolados, principalmente nas áreas rurais e de maior altitude.

Em Erechim, os termômetros poderão se aproximar dos 6°C na segunda-feira, considerada uma das manhãs mais frias deste episódio.

Segundo a Nottus Meteorologia, o avanço do ar polar começou a provocar resfriamento ainda no sábado (17). A tendência é de intensificação do frio no início da semana, quando a massa de ar frio estará mais estabelecida sobre a Região Sul.

Alto Uruguai terá manhãs frias e tardes com temperaturas amenas

O domingo deverá começar com temperaturas baixas em Erechim e nos demais municípios do Alto Uruguai. A previsão indica mínimas próximas de 7°C na cidade, com elevação gradual ao longo do dia e máximas entre 17°C e 18°C.

O sol poderá aparecer entre nuvens, mas a presença do ar frio deverá impedir uma elevação mais acentuada das temperaturas.

Em municípios como Aratiba, Gaurama, Getúlio Vargas, Estação, Viadutos, Severiano de Almeida, Campinas do Sul e Marcelino Ramos, o resfriamento também será sentido, embora as temperaturas possam variar conforme a altitude e as características do relevo.

Nas localidades mais elevadas e em baixadas rurais, onde o ar frio pode se acumular durante a madrugada, os termômetros poderão registrar marcas inferiores às observadas nas áreas centrais das cidades.

Segunda-feira terá maior risco de geada

A atenção dos meteorologistas está voltada principalmente para a madrugada e o amanhecer de segunda-feira (19).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta possibilidade de geada no Norte do Rio Grande do Sul, além de áreas serranas de Santa Catarina e diferentes regiões do Paraná.

No Alto Uruguai, o risco dependerá da combinação de temperaturas baixas, vento fraco, umidade e redução da nebulosidade durante a madrugada.

Em Erechim, a mínima poderá ficar próxima de 6°C. Em áreas rurais, especialmente nos pontos mais frios do relevo, os valores poderão ser menores.

A possibilidade de geada merece atenção dos produtores rurais, principalmente daqueles que mantêm hortaliças e outras culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.

Edição ATTUS

Apesar do frio no início do dia, a presença do sol deverá favorecer a elevação das temperaturas durante a tarde, com máximas próximas de 18°C a 20°C em Erechim.

Ciclone atua sobre o oceano e favorece a entrada do ar polar

O ciclone extratropical que impulsiona a massa de ar frio se formou na sexta-feira (16), a leste do Rio Grande do Sul, e avançou sobre o Oceano Atlântico.

Conforme análise publicada pela MetSul Meteorologia no sábado (17), o sistema favorece o deslocamento do ar polar da Argentina para o Brasil. Os ventos mais intensos associados ao ciclone estão concentrados sobre o mar, e não no interior gaúcho.

Isso significa que, para o Norte do Estado e o Alto Uruguai, o principal efeito esperado não é a ocorrência de ventos fortes, mas a queda das temperaturas.

A MetSul também prevê uma sequência de dias com temperaturas abaixo ou muito abaixo da média para outubro, em pleno período de primavera.

Frio também atinge Santa Catarina e Paraná

O resfriamento será abrangente na Região Sul. Em Santa Catarina, as áreas serranas e parte da região central terão condições favoráveis à formação de geada.

No Paraná, o frio será mais intenso nas regiões Sul, Sudoeste, Centro e Leste, com possibilidade de temperaturas próximas de 3°C em alguns municípios.

Na segunda-feira, Curitiba poderá registrar mínima de 8°C e máxima de 16°C. Em Florianópolis, os termômetros deverão variar entre 12°C e 20°C. Porto Alegre terá temperaturas entre 9°C e 18°C, conforme as projeções apresentadas pelo Inmet.

Temperaturas começam a subir na terça-feira

No Alto Uruguai, a tendência é de enfraquecimento gradual do frio a partir de terça-feira (20).

Em Erechim, a mínima poderá ficar próxima de 8°C, com máxima ao redor de 23°C. Na quarta-feira (21), a previsão indica temperaturas entre 12°C e 23°C, com possibilidade de aumento da nebulosidade.

Embora o frio mais intenso deva ficar concentrado no início da semana, as madrugadas ainda poderão apresentar temperaturas relativamente baixas para esta época do ano.

Para os moradores do Norte gaúcho, especialmente do Alto Uruguai, a principal atenção será a manhã de segunda-feira, quando a combinação de ar polar e resfriamento noturno poderá produzir as menores temperaturas deste episódio.

As projeções podem sofrer alterações conforme o deslocamento da massa de ar frio e as condições locais de nebulosidade e vento.

Conteúdo relacionado


Warning: getimagesize(): php_network_getaddresses: getaddrinfo for www.auonline.com.br failed: Name or service not known in /home/auonlinecom/appSite/classes/News.php on line 217

Warning: getimagesize(https://www.auonline.com.br/upload/noticias/2026/10/md_76958c53aeddf072850830d9d8dbf54f.webp): Failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo for www.auonline.com.br failed: Name or service not known in /home/auonlinecom/appSite/classes/News.php on line 217