Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
James Tavares/Secom-SC
Clima

Massa de ar polar chega ao Brasil com possibilidade de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Temperaturas negativas serão registradas ao longo desta semana.

O Sul
por  O Sul
25/07/2021 19:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma nova massa de ar frio, de origem polar, se aproxima do Brasil, devendo atingir o Sul do País a partir desta segunda-feira (26), com chuva nos três Estados da região. A expectativa é de que, na terça-feira (27), essa massa se desloque para partes do Sudeste e do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), essa é a terceira massa de origem polar a atuar no Brasil neste ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no Sudoeste da Região Amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.

O Inmet informou que, nesta terça, a Região Sul deve apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes, o ar frio deverá avançar pelo Oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, na quinta (29) e na sexta (30), o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.

“Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso similar ou mais forte do que o evento do final de junho”, informou o Inmet.

Temperaturas negativas

As mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã de sexta-feira. Há também indicativo de temperaturas menores do que -8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras catarinense e gaúcha, na quinta e na sexta.

“Caso essas previsões persistam, muito possivelmente haverá formação de ampla geada, de intensidade forte, em praticamente toda a Região Sul, Sul do Mato Grosso do Sul e Sudeste de São Paulo. No entanto, para as demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste, principalmente Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, ainda haverá condições de nebulosidade persistente ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada”, complementou o Inmet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE