Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Marcelino Ramos está em alerta para casos de Dengue

A Secretária de Saúde disse que existem seis casos suspeitos de Dengue em investigação, cujo resultados dos exames ficarão prontos ainda esta semana.

AtualFM
por  AtualFM
06/04/2021 14:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Marcelino Ramos está em estado de alerta para a Dengue e pede a colaboração de toda a comunidade. A Secretária de Saúde, Isabel Fetter Barp, disse que existem seis casos suspeitos de Dengue em investigação, cujo resultados dos exames ficarão prontos ainda esta semana.

Três pessoas fizeram exames em laboratório particular com resultado positivo, mas o Estado não aceita o resultado em razão de padrões que precisam ser seguidos. Em razão desta orientação, novas amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central em Porto Alegre.

A partir desta semana os agentes de saúde, junto com os profissionais de combate a endemias, estarão novamente fazendo vistorias em todos os imóveis localizados na cidade, incluindo os bairros, e também o balneário, para verificar a situação e ver se encontram larvas do mosquito transmissor em possíveis criadouros. Segundo a secretária desde 2018 há registro do mosquito da Dengue no município, mas somente agora foram confirmados casos de pessoas contaminadas pela doença. Focos do mosquito foram encontrados em vários locais.

A orientação é para que as pessoas tomem o máximo de cuidado e colaborarem com o município adotando algumas medidas como tampando tonéis e caixas d'água, mantendo as calhas sempre limpas, deixando garrafas sempre viradas com a boca para baixo, mantendo lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com proteção, limpeza semanal de vasos de plantas com areia e verificação semanal nos arredores de casa para evitar acúmulo de água em recipientes.

Quais os sintomas da dengue?

A infecção pelo vírus da dengue pode desencadear sintomas leves ou graves, ou não apresentar nenhum sintoma. Os sintomas, quando surgem, podem aparecer entre quatro a dez dias depois da picada pelo Aedes infectado.

Geralmente, a dengue é classificada em duas formas clínicas: a dengue clássica e a febre hemorrágica da dengue, uma forma mais grave da infecção. A dengue clássica é a mais comum e destaca-se por causar febre alta (superior a 39°), dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira. Em geral, esses sintomas não persistem por tempo superior a uma semana, entretanto, em alguns casos, pode ocorrer evolução para formas graves da doença.

Na febre hemorrágica da dengue, os mesmos sintomas anteriormente listados podem ser observados, entretanto, além disso, verifica-se manifestações hemorrágicas, acúmulo de líquidos e problemas, como insuficiência circulatória e aumento anormal do tamanho do fígado (hepatomegalia). Ao perceber qualquer um desses sintomas, deve-se procurar imediatamente os postos de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE