Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Mapa apresenta projetos de sustentabilidade ao Banco Mundial

Reunião discutiu propostas de financiamentos para o agronegócio intensificar a produção de alimentos com práticas de sequestro de carbono e de combate ao desmatamento

Assessoria/MAPA
por  Assessoria/MAPA
11/05/2023 21:23 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O programa de conversão de pastagens de baixa produtividade, o novo Plano Safra e o projeto GEF Brasil: Vertentes foram alguns dos principais temas apresentados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao Banco Mundial em reunião realizada na noite desta quarta-feira (10), em Brasília.

“Estamos aqui para aprender como o Banco Mundial pode ajudar o Mapa no desenvolvimento sustentável da agropecuária com a possibilidade de apoiar inovações agrícolas”, declarou o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.
Divulgação

Com o objetivo de converter até 2 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade por ano, o assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, apresentou a iniciativa do Ministério que pode até dobrar a área de plantio no Brasil sem desmatamento, integrando lavoura e pasto, com aplicação de orgânicos no solo e sequestro de carbono.

A proposta é que o Banco Mundial possa oferecer linhas de financiamento especiais para os produtores rurais que quiserem investir na iniciativa. Augustin também mostrou à instituição os pilares do novo Plano Safra, que será lançado no próximo mês, baseado em oferecer taxas de juros e/ou limite de crédito melhores conforme o comprometimento com direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores rurais, capacitação, ampliação do uso de defensivos biológicos ao invés de químicos por hectare de plantio e sequestro de carbono.

“O efeito dessas propostas é diminuir a pressão sobre o desmatamento, aumentar a produtividade e reduzir a emissão de carbono. É o manejo para mostrar ao mundo as boas práticas da agropecuária brasileira”, ressaltou o assessor especial.

Diante dos projetos apresentados, o Banco Mundial propôs a realização de uma nova rodada de reunião junto a outras instituições financeiras para debater as possibilidade de viabilização de crédito para o agro.

Por meio da parceria com o Banco Mundial, já está em fase de finalização, o projeto GEF Brasil: Vertentes, consórcios de paisagem de uso múltiplo sustentável nos sistemas alimentares, uso do solo e restauração, desenvolvido em parceria entre Mapa, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com financiamento do Banco Mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE