Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Manifestantes invadem Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF em Brasília

Militares tentaram, mas não conseguiram, conter manifestantes com spray de pimenta e bombas de efeito moral.

O Sul
por  O Sul
08/01/2023 16:03 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram um bloqueio policial, na tarde deste domingo (08), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e subiram a rampa do Congresso Nacional.

Eles quebraram os vidros da sede do Poder Legislativo, que está em recesso, e conseguiram invadir o Congresso. 

Reprodução

Depois, um grupo de manifestantes conseguiu invadir o STF (Supremo Tribunal Federal). Eles quebraram vidros e picharam o prédio. Vestidos de verde e amarelo e carregando bandeiras do Brasil, os radicais não aceitam o resultado da eleição presidencial, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após a invasão do STF, os manifestantes também ocuparam o Palácio do Planalto e depredaram a sede do Poder Executivo.

Os policiais militares e agentes da Força Nacional de Segurança tentaram conter os manifestantes com bombas de efeito moral e spray de pimenta. Muitos radicais carregavam pedaços de paus e pedras. Durante o tumulto, um veículo da Força Nacional caiu no espelho d’água do Congresso.

Força Nacional

No sábado (07), o ministro da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios até esta segunda-feira (09).

A portaria foi publicada para “proteção da ordem pública e patrimônio público e privado”. No sábado, o governo do Distrito Federal também fechou o acesso à Esplanada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE