Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mais qualidade, ampliar mercado, profissionalização e promoção de segurança alimentar

Prefeito, Paulo Polis, participou de apresentação sobre a importância da ampliação da inspeção de produtos de origem animal para ovos e derivados, parabenizou SIM e produtores rurais

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
20/07/2022 17:16 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Entregar produtos com muito mais qualidade, ampliar o mercado consumidor, profissionalizar a cadeia produtiva e promover segurança alimentar. Esses são alguns dos resultados com a ampliação da inspeção de produtos de origem animal pelo Serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM), neste mês. Na manhã de hoje (20), no Salão Nobre, o prefeito, Paulo Polis, participou de apresentação sobre a importância desta conquista, na companhia de produtores rurais.

Segundo a médica veterinária, Michele Zaffari, que integra a equipe técnica do SIM, a ampliação para o escopo de ovos e derivados é a garantida de produtos com mais qualidade sanitária, já que todas as etapas são auditadas, desde o plano de trabalho até a fiscalização, propriamente dita, e o resultado final.

“Atualmente, produzimos 1 milhão de dúzias de ovos por ano em Erechim, sendo que 90% desta produção vem da Granja Avícola Miozzo e da Granja Zulian, que agora estão aptas para comercializar seus produtos para todo o Brasil”, afirma.

A médica veterinária, Michele Zaffari, lembra que o Serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM) se tornou equivalente ao SISBI em 05/01/2011, com o escopo de leite e derivados. “Com isso, tivemos o 1° laticínio do Brasil a ter o selo SISBI, que é a Lakto Pan Indústria de Laticínios Ltda.”, disse.

Referência no Brasil

Na ocasião, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, ressaltou que o município de Erechim é referência no Brasil em fiscalização sanitária. “Seguidamente recebemos visitas de técnicos e profissionais de outros municípios para conhecer o que se faz aqui, aprender um pouco da nossa expertise nesta área”, afirma o secretário.

“Foi necessário muito trabalho do SIM, investimentos por parte dos produtores, para chegar até aqui, mas o objetivo é expandir e incluir as outras granjas produtoras de ovos e novas áreas, como da carne”, disse o secretário.

Parceria importante para expandir

Para os produtores de ovos, Paulo Zulian e Joel Zulian, que estão habilitados, esta nova modalidade vai possibilitar a abertura para novos mercados. “O Serviço de Inspeção Municipal foi fundamental neste processo, para fazermos os ajustes necessários para chegar até aqui e poder pensar em mercados maiores”, disseram.

Os produtores, Dieser Miozzo e Vitacir Miozzo, que também poderão comercializar seus ovos para todo o país, ressaltam os aspectos positivos dos investimentos feitos na propriedade e o serviço de fiscalização. “Este novo formato abre uma janela para todo o Brasil”, afirmaram.

Mais qualidade de vida

O prefeito, Paulo Polis, agradeceu todo o trabalho realizado no Serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM), que permite criar um diferencial no produtor rural, para ele se especializar, ampliar o rendimento e a qualidade de vida.

“A Prefeitura de Erechim e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar estão à disposição de vocês para o que precisar, porque esta é a nossa função, promover, auxiliar e defender as nossas agroindústrias, as nossas empresas locais”, disse o prefeito.

O prefeito Paulo Polis destacou a coragem dos produtores em investir, já que o retorno não vem do dia para a noite. “Obrigado por acreditarem em nós. Agora, o desafio é buscar a liberação para área de carnes”, disse.

Dados Estatísticos

Erechim abate 4.800 bovinos por ano; 1.200 suínos/ano; produtos cárneos e derivados: 480.000 kg/ano; leite e derivados, 665.000 kg/ano; temperados, 480.000 kg/ano; ovos, 1.000.000 dz/ano; e, 3.000 kg de mel por ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE