Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Mais de 40% dos gaúchos ainda não declararam o IR 2021

No Brasil, são esperadas 32 milhões de declarações. Em torno de 18,6 milhões já prestaram contas ao Leão - aproximadamente 58% do previsto para este ano.

Jornal do Comércio
por  Jornal do Comércio
11/05/2021 18:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Apenas cerca de 55% dos gaúchos haviam enviado a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021 à Receita Federal até a segunda-feira (10). Apenas 1,228 milhão dos 2,2 milhões de documentos esperados foram submetidos ao Fisco desde o início do prazo para entrega da DIRPF 2021 - em 1 de março.

Para aqueles que esperavam mais uma prorrogação no prazo para a realização dessa espécie de balanço feito por milhões de pessoas físicas todos os anos, uma notícia colocou fim a essa esperança. O presidente Jair Bolsonaro vetou, na semana passada, o projeto de lei 639/2021, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 13 de abril, que estendia o prazo para entrega da declaração de 31 de maio para 31 de julho.

O prazo para entrega da declaração em 2021 está mantido no dia 31 de maio. Inicialmente, a data-limite era no dia 30 de abril, porém, devido à pandemia, a Receita Federal achou melhor estender por mais um mês.

O presidente acatou recomendação da equipe econômica para não alargar ainda mais o prazo. Segundo o governo, apesar de "meritória", a prorrogação contrariava o interesse público porque seria o terceiro adiamento consecutivo da entrega da declaração este ano.

Uma nova postergação, de acordo com a equipe econômica, poderia afetar o fluxo de caixa do governo, prejudicando a arrecadação da União, dos estados e dos municípios, já que impactaria no repasse dos recursos destinados ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE