Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Mais de 300 mulheres participam do Outubro Rosa – Prevenção à vida!

Evento promovido pelo Colegiado de Primeiras-damas da AMAU marcou a entrega simbólica da “Touca Inglesa” para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
27/10/2022 22:35 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 300 mulheres dos 32 municípios da região Alto Uruguai participaram, nesta quarta-feira, 26, no Pólo de Cultura, do evento Outubro Rosa – Prevenção à Vida! promovido pelo Colegiado de Primeiras-damas da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU).

O encontro também marcou a entrega simbólica da “Touca Inglesa” para o serviço de Oncologia da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em tratamento quimioterápico, por meio do descerramento de uma placa.

O equipamento foi adquirido por meio de cooperação e união de esforços do colegiado de primeiras-damas, de aporte de capital dos municípios que integram a AMAU e da cooperação e contribuição financeira de seis cooperativas: Sicredi UniEstados, Sicredi

Conexão, Sicredi Altos da Serra RS/SC, Sicredi Sul Minas RS/MG, Sicredi Região da Produção e Cooperativa Alfa.

O evento, que teve como objetivo comemorar o Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama, também contou com uma palestra-show com o tema “Vida, Saúde e Plenitude Humana”, com Jorge Trevisol, e duas atividades especialmente preparadas para as mulheres: Circuito Beleza (espaço para maquiagem e fotos) e Espaço Lazer, com profissional de educação física da Unimed Erechim que fez com que todas se alongassem logo após a excelente palestra-show.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Amau, prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo; presidente do Colegiado de Primeiras-Damas, primeira- dama de Gaurama Silvana Bettega; e dos grandes parceiros na aquisição da Touca Inglesa:

Sicredi UniEstados - Sede Erechim - Vice-presidente, Luís Caramori, e Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Andréia Bombardelli; Sicredi Altos da Serra RS/SC - sede Tapejara - Vice-presidente, Sadi Comiran, e Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Marta Samujeden; Sicredi Sul Minas RS/MG - sede Estação - Vice- presidente Ademir José Simioni e Gerente de Relacionamento Eduardo Schorr; e Alfa - sede Chapecó, coordenadora do Alfa Mulher, Fernanda Regoso. Presentes também a Diretora Administrativa da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Camila Costanzi Amaral; o Diretor Técnico, Dr. Celso Lago; e a Coordenadora da Unacon (Unidade de Oncologia do Santa Terezinha), Enfermeira Neiva Pesavento.

CONQUISTA DE TODAS

A presidente do Colegiado de Primeiras-Damas, Silvana Bettega, ao dar as boas- vindas falou da felicidade de estar entregando este importante equipamento para evitar a queda dos cabelos das mulheres que fazem tratamento de quimioterapia pelo SUS. “E uma conquista de todas nós pelo bem-estar de muitas”, comentou. Silvana agradeceu ao Sicredi, à Alfa e aos 31 municípios que contribuíram com recursos financeiros para a aquisição da touca.

A Diretora Administrativa da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Camila Costanzi Amaral, agradeceu a doação e destacou que este equipamento irá humanizar ainda mais o tratamento. Conforme informou, esta touca não irá beneficiar somente as mulheres do Alto Uruguai, mas também de 13 municípios de outras regiões que são referenciadas para o Santa Terezinha. “Com a touca elas poderão dar seguimento ao seu tratamento com impacto emocional e psicológico menor do que se observa hoje”, destacou. Camila informou que há mulheres que se recusam a fazer o tratamento por medo de perder os cabelos.

INTERCOOPERAÇÃO

O vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luis Carlos Caramori, parabenizou a iniciativa da AMAU. Destacou a presença das coirmãs, as cooperativas de crédito Conexão, Altos da Serra, Produção e Sul Minas pertences ao Sistema Sicredi, e da cooperativa de produção Alfa, apoiadoras da iniciativa.

“Este evento nos proporciona praticarmos o 6º princípio do cooperativismo que é a intercooperação, juntando esforços para o bem de nossas comunidades”, falou. Segundo ele, Outubro Rosa traz a oportunidade de divulgar a importância do autocuidado com a saúde da mulher e a proteção do bem maior que é a vida, por meio da participação nesses eventos como apoiadores. “Mas não somente como parte financeira, mas, sim, com campanhas, incentivos a entidades, com carinho e dedicação no bem-estar das pessoas. Com muita empatia com aquelas pessoas e famílias que são acomet6idas com doenças”, finalizou agradecendo, mais uma vez a parceria com as demais cooperativas e AMAU.

O vice-presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC - sede Tapejara, Sadi Comiran, também parabenizou a iniciativa da aquisição do equipamento. “Todos nós sabemos da importância que isto vai trazer para a comunidade regional. O mundo hoje está precisando de pessoas do bem e está provado que aqui existem”, comentou. Agradeceu pela sua cooperativa fazer parte deste momento que é a favor da vida. Segundo ele, esta ação está inserida nos princípios do cooperativismo que é o interesse pela comunidade.

OLHOS PARA OS INVISÍVEIS

O presidente da AMAU, Mauricio Soligo, falou da alegria que estava sentindo neste momento histórico, enaltecendo que Associação é de municípios, não é de prefeitos e é ali que vivem as pessoas. “Assim que recebemos a demanda do colegiado de primeiras-damas, nos dirigimos à Sicredi UniEstados e conversamos com o presidente Adelar Parmeggiani, que imediatamente comprou a ideia e prontamente entrou em contato com os demais Sicredis. Em um movimento muito rápido todos abraçaram a iniciativa e, junto com a Alfa, disponibilizaram recursos para que a nossa região fosse a primeira no interior do estado do RS a disponibilizar o tratamento a todas as mulheres que se tratam de câncer pelo SUS. Esta é uma demonstração de uma unidade e preocupação de toda a nossa região, que não sei se tem igual em outras regiões”, comentou. “Felizmente temos pessoas que conseguem enxergar e ouvir aqueles que são invisíveis aos nossos olhos e que clamam por nossa ajuda. A AMAU, juntamente com as primeiras-damas, vem fazendo um trabalho espetacular junto à região”, reforçou Soligo.

O evento encerrou com um coffee break e sorteio de brindes do parceiro Master e Cristalina que proporcionou a Mateada. A abertura foi abrilhantada pelo Coram de Gaurama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE